sábado, 28 de janeiro de 2012

Isaque no vale de Gerar ( Gênesis 26 )

E havia fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso foi Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar.E apareceu-lhe o SENHOR, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser;Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai;E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra;Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.Assim habitou Isaque em Gerar.


Gênesis 26:1-6

Esta passagem das Escrituras nos conta a história de um servo de Deus chamado Isaque, filho de Abraão, que tinha sobre a sua vida a promessa de Deus de ter uma numerosa descendência, de possuir uma terra, uma nação, e que através da sua descendência Deus iria abençoar todas as famílias da terra. Hoje vemos Deus abençoando os povos e nações através de Jesus Cristo, que é da descendência de Abraão, Isaque e Jacó.

Este texto nos fala de um período de fome sobre a terra, de uma seca prolongada, e muitos estavam sofrendo por causa disto, mas podemos ver desde o inicio Deus cuidando de Isaque, e lhe dando uma direção, direção esta que exigiria obediência.

Deus disse para Isaque "Não desças ao Egito", o Egito aos olhos humanos naquela época era o local mais apropriado para estar, pois era a nação mais próspera da terra, a grande potência comercial daquela época, mas os pensamentos de Deus não são os nossos veja o que diz a Palavra:

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.
Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.


Isaías 55:8-9


Hoje o Egito para nós representa o mundo, e para estarmos debaixo da proteção de Deus, como Isaque não devemos descer ao Egito, o mundo não é lugar para os servos de Deus. Mas infelizmente muitos não têm seguido os mandamentos do Senhor, e no meio das lutas e das tempestades, tem deixado de ser obedientes e tem descido ao Egito, ou seja, tem se desviado para o mundo, mundo é lugar de idolatrias, de carnalidade, lugar onde as pessoas se afastam de Deus, se você tem trocado as benção do Senhor e tem estado no Egito, volte correndo para o Senhor, Ele não se esqueceu de você.

Deus deu uma direção para Isaque ficar em Gerar, que em Hebraico significa "alojamento" uma cidade dos filisteus, e neste lugar Deus iria cuidar dele, e podemos aprender muito com esta experiência de Isaque.

Uma das lições que aprendo nesta passagem é que medo e fé não combinam, veja o que diz a Palavra:

E perguntando-lhe os homens daquele lugar acerca de sua mulher, disse: É minha irmã; porque temia dizer: É minha mulher; para que porventura (dizia ele) não me matem os homens daquele lugar por amor de Rebeca; porque era formosa à vista.
E aconteceu que, como ele esteve ali muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhou por uma janela, e viu, e eis que Isaque estava brincando com Rebeca sua mulher.
Então chamou Abimeleque a Isaque, e disse: Eis que na verdade é tua mulher; como pois disseste: É minha irmã? E disse-lhe Isaque: Porque eu dizia: Para que eu porventura não morra por causa dela.


Gênesis 26:7-9


Isaque ficou com medo de falar que Rebeca era sua esposa, porque ele sabia que muitos morriam nesta situação, quando um homem peregrino chegava a uma terra estrangeira e tinha uma bela esposa, muitos morriam e a sua esposa era tomada a força por outro. 
Mas Isaque tinha uma promessa de proteção, Deus havia falado que iria cuidar dele, não precisamos dar uma mãozinha para Deus cumprir sua promessa, tire as suas mãos para que Deus coloque a Dele. 
Quem tem promessa de Deus não morre antes que a promessa se cumpra, se Deus falou que vai cuidar Ele Vai, se Deus falou que vai Cumprir Ele vai cumprir, creia tire o medo e a incredulidade do coração, e fique firme na promessa.

Depois eu aprendo que obediência + fidelidade de Deus é igual a milagre, veja o que diz a Palavra:

E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o SENHOR o abençoava.
E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso.


Gênesis 26:12-13


Isaque obedeceu ao Senhor, e começou a lançar as sementes na terra, e você caro leitor!!! Você tem sementes de fé em suas mãos? O que esta esperando para lança-las na terra que o Senhor colocou a sua frente, seja obediente, e desta forma vera a Glória de Deus. Grande foi a colheita, grande foi a provisão de Deus.

Mas infelizmente nem todos ficam felizes quando somos abençoados pelo Senhor, e existe um sentimento no homem que se chama inveja, veja o que diz a Palavra de Deus:

E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam.




E todos os poços, que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de seu pai Abraão, os filisteus entulharam e encheram de terra.

Gênesis 26:14-15

Muitas vezes em nossas vidas é da mesma maneira, nem todos compartilham nossos sonhos, nem todos ficam felizes com nossa vitória, e assim como aconteceu com Isaque os invejosos vem e jogam areia em nossos sonhos, jogam pedras, querem entulhar nossos poços ( vitórias que Deus nos deu ). Mas existe algo sobre a vida do servo de Deus que ninguém consegue tirar ou matar, este algo se chama "PRESENÇA DE DEUS", e não importa onde você estiver, esta presença te acompanhara, veja o que diz a Palavra:

Disse também Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso te tens feito do que nós.




Então Isaque partiu dali e fez o seu acampamento no vale de Gerar, e habitou lá.


E tornou Isaque e cavou os poços de água que cavaram nos dias de Abraão seu pai, e que os filisteus entulharam depois da morte de Abraão, e chamou-os pelos nomes que os chamara seu pai.

Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale, e acharam ali um poço de águas vivas.
Gênesis 26:16-19


Isaque foi expulso da terra dos filisteus, e teve que ir morar no vale de Gerar, de todos os lugares que existiam naquela região, Isaque foi parar no vale, quantas vezes estamos passando por situações semelhantes, estamos passando pelo vale, o inimigo pode até pensar que esta triunfando, mas lembre-se sobre a vida do servo de Deus esta a presença do Senhor, e "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.(Salmos 23:4)", e mesmo no vale, Isaque foi abençoado, nesta passagem podemos refletir em algo tremendo que o Senhor ministra aos nossos corações:
NÃO ERA O LUGAR EM SI QUE ERA ABENÇOADO, O LUGAR ERA ABENÇOADO PORQUE ISAQUE ESTAVA LÁ.

E a partir do momento que Isaque foi expulso de lá, a benção do Senhor o acompanhou, e mesmo no vale ele pode desfrutar da benção de Deus, porque ele cavou novos poços e encontrou um poço de águas vivas, creia que sobre a tua vida também tem esta fonte de água viva que se chama Jesus Cristo, e não importa aonde você esta, seja no deserto, seja no vale, a benção do Senhor irá te acompanhar, e mesmo nas situações mais difíceis o Senhor nos ensina a ser totalmente dependentes Dele, não importa quantos poços(Bençãos) os seus inimigos tem entulhado, não pare de cavar, não pare de lutar, insista você ainda vai glorificar o nome do Senhor.

E os pastores de Gerar porfiaram com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso chamou aquele poço Eseque, porque contenderam com ele.


Gênesis 26:20


Mas  vemos também na passagem acima, a que nível a inveja pode levar o ser humano, mesmo no vale o inimigo foi contender com ele, em hebraico Eseque significa contenda, mas o que mais me chama a atenção nesta passagem é a postura de Isaque, porque ele mesmo sendo mais forte que os filisteus, ele não brigou, ele não lutou por aquele poço, porque Isaque sabia que aonde ele estivesse a benção do Senhor o acompanharia, podemos aprender nesta passagem que não devemos lutar com o braço de carne, devemos aprender a confiar em Deus porque ele pelejara por nós, "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:12" . Se você esta passando por algum tipo de contenda em sua vida, pare de brigar, dobre seus joelhos, e entregue a sua causa ao Senhor, e confie nele.

Então cavaram outro poço, e também porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Sitna.


Gênesis 26:21


Isaque saiu daquele lugar e cavou outro poço, e novamente o inimigo veio para roubar a benção de Isaque, Sitna em hebraico significa inimizade, e o inimigo das nossas almas esta sempre pelejando contra as nossas vidas, mas devemos crer na palavra de Deus que diz, "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; 2 Coríntios 10:4", maior é o que esta conosco. Mas novamente Isaque confiou em Deus e finalmente pode ter um pouco de descanso.

E partiu dali, e cavou outro poço, e não porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Reobote, e disse: Porque agora nos alargou o SENHOR, e crescemos nesta terra.


Gênesis 26:22


Depois de muito tempo, Isaque cavou outro poço, e inimigo desistiu, porque reconheceu que Deus era na vida de Isaque, e não importava quantos poços eles roubassem ou tapasse Deus sempre teria uma nova provisão para o seu servo, neste ponto da história vemos que Isaque começou novamente a crescer na terra, mesmo no vale e provisão de Deus era abundante sobre a sua vida, mas o que Isaque não sabia, era que Deus tinha mais para sua vida, Isaque tinha sido fiel ao Senhor, e agora ele iria desfrutar o melhor de Deus para sua vida, veja o que diz a Palavra:

Depois subiu dali a Berseba.


Gênesis 26:23


Este pequeno versículo, tem um segredo grande e que pode passar por despercebido, neste ponto da história, Isaque havia saído vale, no vale ele havia perseverado, e eu aprendo que vale é lugar de passagem, é o lugar onde vamos aprender a confiar mais em Deus, a depender Dele, mas é apenas uma passagem um aprendizado, precisamos subir para Berseba, que espiritualmente falando "É O LUGAR DE CUMPRIMENTO DE PROMESSAS", Isaque foi fiel no vale e agora iria desfrutar das promessas em abundância sobre sua vida. Creia caro leitor que se você estiver passando pelo vale ( vale da vergonha, do desemprego, das dívidas, das tensões familiares, da tristeza, da inveja etc...), busque a direção de Deus, se lance aos pés do Senhor, rasgue o seu coração, viva a Palavra, seja fiel, creia que este vale vai passar, e você vai subir para Berseba e ira ver se cumprindo sobre a sua vida a promessa do Senhor.

E apareceu-lhe o SENHOR naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo.


Gênesis 26:24


Glória a Deus,  Deus aparece para Isaque confirma sua promessa, a segunda vez só neste capitulo, com isto vemos que Deus esta sempre presente, e aprendemos que: "OBEDIÊNCIA + FIDELIDADE É IGUAL MILAGRE", como é tremendo estar no centro da vontade do Senhor e ver a promessa se cumprindo, e para encerrarmos este texto veja o que diz a Palavra de Deus:

Então edificou ali um altar, e invocou o nome do SENHOR, e armou ali a sua tenda; e os servos de Isaque cavaram ali um poço.


Gênesis 26:25


Depois de uma noite abençoada na presença de Deus, onde Deus falou poderosamente com Isaque, onde depois de um culto o coração do servo do Senhor foi avivado, onde a fé e a obediência andaram juntas, Isaque nos ensina quatro passos de um servo fiel:

1- Ele edificou um altar - Em resumo Isaque criou um lugar de adoração, hoje nós como escolhidos do Senhor somos altares do Espírito Santo, devemos adorar ao Senhor em espírito e em verdade, devemos estar sempre na presença do Senhor, não importa as lutas, não importa o momento, seja no vale, seja no deserto, seja na vitória, sempre temos que estar com o nosso altar preparado para adorar ao Senhor, nada pode calar um adorador.



2- Ele invocou o nome de Senhor - Isaque sabia a quem recorrer no momento da angustia, e sabia também a quem agradecer no memento do vitória, hoje sabemos que podemos clamar ao Senhor, porque Ele nos responde, hoje podemos pedir, podemos buscar a Deus através de Jesus, alias sabemos que o nome de Jesus esta "Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro (Efésios 1:21)", nunca cesse de buscar ao Senhor, Ele sempre vem te socorrer.

3- Ele armou a sua tenda - Note que Isaque armou a sua tenda perto do altar do Senhor, você somente terá vitória se estiver perto do altar, perto da presença de Deus, sua casa tem que estar no altar, temos que falar como Josué "porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR. (Josué 24:15)", arme sua tenda, estabeleça um lugar de culto, um lugar de adoração, você precisa se firmar em Deus, precisa estar na igreja se alimentando da Palavra, aprendendo os caminhos de Jesus, vivendo o evangelho.

4-Os servos de Isaque cavou um poço - Mesmo estabelecido em Berseba ( Lugar de cumprimento de promessa ), mesmo depois levantar um altar ( Lugar de Adoração ), mesmo depois de invocar o nome do Senhor (Lugar de Buscar ao Senhor), Isaque não deixou de cavar um poço (Lugar de trabalho), temos que entender que o nosso descanso é somente na nossa Pátria Celestial, enquanto estivermos nesta terra teremos que trabalhar, temos que estar sempre ativos, podemos até ter alguns momentos de descanso, mas logo teremos que trabalhar novamente, se o desanimo tem tomado conta da sua vida, busque ao Senhor, não desista, você que trabalha na obra do Senhor, não pare, seu trabalho não é em vão, se você tem as ferramentas certa ( Dons ), não deixe de usa-los,  nunca deixe de lutar, nunca abaixe a guarda, esteja sempre atendo, Deus te chamou para dar fruto, grande é a ceara e poucos são os ceifeiros.

Quando a vitória chegar em suas mãos, CAVE UM POÇO (trabalhe em prol da sua família, do seu ministério, do seu emprego), creia que a promessa de Deus esta sobre a sua vida e aonde você colocar a planta dos seus pés, ABENÇOADO SERÁ.

Jesus te ama

PB. Nei



65 comentários:

  1. Esta palavra falou muito ao meu coração. Obrigada!
    Chris.
    Foz do Iguaçu-Pr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus, que Ele continue te abençoando!!!

      Excluir
    2. Muito Linda essa Mensagem!

      Excluir
    3. Benção esta palavra

      Excluir
    4. isso ja é uma pregação !!!! muitas pessoas conseguem ou tem dificuldades dde fazer uma pregação, um sermão. isso ajuda muito. e óbvio que não devemos copia pregação mas algumas coisa pra ajuda na pregação podemos né ???? !!!!

      Excluir
    5. A Paz do Senhor Jesus irmão Víctor...

      Claro que pode usar como um sermão, ou como auxilio no seu estudo junto com a oração e principalmente a Palavra de Deus.

      Que o Senhor te use poderosamente, e que a chama do Espírito Santo te capacite cada dia mais para ser um canal de bênção para esta geração.

      Deus te abençoe...

      Pb. Claudinei

      Excluir
    6. Claro que podemos tirar alguns tópicos pra um sermão Deus abençoe todos

      Excluir
    7. DEUS FALOU COMIGO MUITO OBRIJADO SENHOR

      Excluir
  2. Que inspiraçao, que o SENHOR continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa esse palavra.
    Parabens amado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, fico feliz por Deus ter falado contigo através desta mensagem...

      Excluir
  4. Que o irmão continue cavando poços para encontrar aguas vivas e profundas de conhecimento de Deus para transmitir para os caros leitores para edificação da nossa Fé. Evangelista Iram Mota Oliveira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu irmão em Cristo Iram Mota... Que o Senhor continue te usando poderosamente como um Evangelista cheio do Espírito Santo para Proclamar as Boas Novas e ganhando muitas vidas para o Senhor Jesus....

      Excluir
  5. Palavra bastante edificante. Que Deus continue te abençoando Irmão Claudinei.
    Andressa,Serva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmã Andressa, que o Senhor nosso Deus continue falando ao teu coração!

      Excluir
  6. É bênção, fala muito aos nossos corações. Que o Senhor continue a te usar como canal dele na terra.

    ResponderExcluir
  7. Palavra tremenda que edifica as nossas vidas e q nós possamos sermos cavadores de poços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus irmã Miriam Barreto, Glória a Deus, verdade, continuemos a cavar os poços e nunca desistir da promessa de Deus!

      Excluir
  8. Mensagem muito boa ,ainda mais agora neste tempo crise em que o Brasil esta passando, vamos confiar que Deus não abandona os que nele creem

    ResponderExcluir
  9. Deuzarina: gostei muto do seu esboço, agora consigo entender melhor a palavra de Deus. Que Deus lhe abençoe sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom fico feliz, que o Espírito Santo continue falando contigo. Deus te abençoe!

      Excluir
  10. gostei muito do seu esboço vc é muito sábio que o Senhor continui te usando.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns vc é iluminado por Deus!!!

    ResponderExcluir
  12. Glória à Deus,guerreiro, eu estava aqui pedindo ao Eterno uma palavra pra pregar amanhã na igreja aonde pastoreio e essa exegese me abriu um amplo horizonte,Obrigado,que Elohim continue te usando de forma intensa e poderosa evangelista,Shalom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus Pastor Carlos, obrigado por escrever...
      Tenho certeza que foi bênção de Deus, que o Espírito Santo continue te capacitando, e que através do seu ministério muitas vidas sejam alcançadas para o Reino de Deus.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  13. bela mensagem Deus nos capacita quando nos procuramos seguir os seus estatuto.Deus abençoe amado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade José, obediência traz as bênçãos de Deus sobre as nossas vidas.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  14. Muito boa palavra, que Deus na sua infinita misericórdia continue lhe dando muita inspiração dentro da sua poderosa palavra!

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. Glória a Deus Liliana!
      Fico feliz que está mensagem tenha falado contigo.
      Deus te abençoe.

      Excluir
  16. Ótima palavra, como nosso irmão (leitor) disse: que Deus continue dando sempre essa inspiração da palavra dele. Que Deus te abençõe grandemente e que você seja sempre canal de benção nas mãos dele.

    (Rio de janeiro - RJ)

    ResponderExcluir
  17. Que Deus te abençoe poderosamente, pois já chorei muito ,essa palavra falou muito forte comigo e me levantou,eu estava muito abatido e desanimado, mais agora estou diferente. Obrigado meu Deus pela sua vida , Deixa Deus te usar meu irmao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Renato, Deus seja Louvado!
      Que o Espírito Santo continue ministrando ao teu coração, e que você conquiste as promessas de Deus para tua vida.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  18. paz do senhor vaso, que bençao, muito forte! vou até usar em futuro ensino lá na igreja, Deus continue a te abençoar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus Cristo caro leitor!
      Fico feliz que está mensagem tenha falado contigo, e que ela seja bênção em tua igreja também.
      Deus te abençoe.

      Excluir
  19. amei se pode ou não plagia sermão eu não sei ,so sei que eu vou kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus Cristo caro leitor!
      Pode copiar e divulgar este sermão e outros se você quiser, tem a minha permissão.
      Deus te abençoe.

      Excluir
  20. Boa palavra!! Deus falou através de ti!!!

    ResponderExcluir
  21. Muito forte essa palavra!

    ResponderExcluir
  22. UMA PALAVRA ABENCOADA! DEUS CONTINUE TE USANDO PODEROSAMENTE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus irmão Edivaldo!
      Amém, obrigado.
      Deus te abençoe cada dia mais.

      Excluir
  23. Deus o abençoe muito pois é vaso nas maos do Senhor

    ResponderExcluir
  24. Benção esse estudo, que o Eterno continue abençoando sua vida grandemente.

    ResponderExcluir
  25. Amei porque se nós meditarmos o senhor fala com nosco mas esse estudo faz com que abramos a nossa mente
    Deus continuo abençoando o profeta

    ResponderExcluir
  26. Deus seja louvado en sua vida continue aus pés de Jesus Cristo e quê ele ti use muito mas {==}}}eu está vá precisando muito desta mensagem

    ResponderExcluir
  27. Quero agrader por essa msg, ele foi muito forte e até medeu inspiração para usar como msg no cultu da minha igreja. Obrigado meu Deus!

    ResponderExcluir
  28. Gostei muito do comentário, vou fazer uma pregação com esta explanação. Posso pastor?

    ResponderExcluir
  29. Ótimo estudo muito edificante aprendi muito glória a Deus, Deus abençoe

    ResponderExcluir
  30. Quero agradecer pela este estudo ele falou tremendamente comigo

    ResponderExcluir
  31. Paz do Senhor meu irmão! Ao nosso Deus seja tributada toda honra e glória, louvo a Deus pela sua vida que tem sido canal do Senhor para nós abencoar com essa poderosa palavra... Louvado seja Deus! Não pare meu irmão, fui ricamente abençoada com está palavra. Deus abençoe. Paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

A cura da mulher encurvada (Lucas13:10-17)

Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito...