sábado, 21 de janeiro de 2012

Jacó no vau de Jaboque ( Gênesis 32:24-28 )





Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu.E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.
Gênesis 32:24-28

Passagem muito conhecida nas Escrituras Sagradas, onde nos mostra um homem chamado Jacó, Patriarca do povo Hebreu, que passou por uma experiência tremenda com Deus, e teve sua vida transformada.

Mas para nos aprofundarmos neste texto, precisamos aprender sobre a vida deste homem, e entender o que aconteceu até ele chegar ao vau de Jaboque,  porque ele lutou tanto por uma benção, por uma transformação, e porque Deus mudou o seu nome.

Jacó era um testemunho vivo desde o seu nascimento, o que por si só já foi um milagre. Seu pai Isaque era filho de Abraão, casou aos quarenta anos ( Gên. 25:20 ) com Rebeca . Isaque tinha uma promessa sobre sua vida, promessa que dizia que sua descendência seria como as estrelas do céu e a areia da praia de tão numerosa, e que através de sua descendência seriam benditas todas as famílias da terra ( Gên. 26:4 ).

Mas havia um problema, Rebeca era estéril, e diz a Palavra que Isaque orou muito para que Rebeca engravidasse ( Gên. 25:21 ). Na verdade Isaque orou por um período de 20 anos. Quanto tempo você tem orado por uma benção? Será que você já desistiu do seu sonho? Será que você não acredita mais no milagre?

E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê ( Marcos 9:23).

Nunca deixe de acreditar, ore, busque, não desista, por mais que pareça que esta demorando, no momento certo sua benção vira.

O Tempo de Deus chegou na vida de Isaque, e sua esposa engravidou, e ela teve uma gravidez difícil, e na dificuldade eles consultaram ao Senhor:

E o SENHOR lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.            Gênesis 25:23

O Senhor havia falado para Rebeca que estava gravida de gêmeos, que havia duas nações no seu ventre, e que a nação que procederia do segundo filho seria mais forte do que a nação que procederia do primogênito:

E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre.
E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pelo; por isso chamaram o seu nome Esaú.
E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou
Gênesis 25:24-26

Assim nasceu Jacó agarrado no calcanhar de seu irmão, por isso o seu nome.

O nome Jacó em hebraico significa, calcanhar, suplantador.

Veja o que diz o dicionário: Calcar, pisar: Suplantar a grama, as folhas. Prostrar aos pés o vencido; derrubar: Suplantar o adversário. Levar vantagem a, ser superior a; exceder, sobrelevar, vencer.

   Podemos entender que o nome Jacó significa: AQUELE QUE LUTA E VENCE.

Com o passar dos anos, seus pais esqueceram do significado do nome de Jacó e da promessa que Deus tinha dado para este varão, e dentro do lar de Isaque houve uma divisão, Isaque gostava mais de Esaú e Rebeca gostava mais de Jacó. E já podemos imaginar o que acontece quando há divisão dentro de uma casa, é um prato cheio para brigas, invejas e discórdias.

Com o passar dos anos, sabemos que Esaú não dava muito crédito a sua primogenitura nem mesmo para as benção de Deus, e chegou ao ponto de vender sua primogenitura para Jacó por um prato de lentilhas ( Gên. 25:29-34 ).

Depois disto sua mãe e o próprio Jacó enganaram Isaque que já estava velho e praticamente cego, e de uma forma errada o fizeram a abençoar Jacó ( Gên. 27:6-29 ).  Rebeca e Jacó quiseram dar um jeitinho, através de uma mentira, para que a promessa de Deus se cumprisse na vida de Jacó, mas pergunto, será que Deus precisava da ajuda deles para cumprir sua promessa? Não Deus não precisava, porque ele não é o homem para que se arrependa, o que Ele falou Ele cumpre.

Não queira dar um jeitinho para adiantar suas promessas, tire a suas mãos para que Deus coloque as Dele.

Através deste episódio Jacó pagou um preço muito ALTO, teve que fugir de seu irmão, de sua casa, foi enganado varias vezes por seu tio Labão, saiu de seu lar praticamente sem nada.

Mas no deserto, Jacó teve uma experiência com Deus ( Gên. 28:10-22 ), apesar de todos os acontecimentos havia uma promessa sobre a vida dele, Deus não o abandonou, Deus não esqueceu dele, e lhe mostrou o céu aberto e uma escada onde subiam e desciam anjos do Senhor, e lhe fez uma promessa, que o guardaria por onde quer que ele fosse.

E mesmo Jacó sendo enganado por seu tio, Deus o abençoou, lhe deu uma família, muitos filhos, muitos bens, muitos servos, e depois de muitos anos Deus o manda voltar para seu lar.

E novamente Jacó tentou dar um jeitinho para obedecer a Deus, e saiu escondido de seu tio, que o perseguiu e novamente Deus foi misericordioso, e não lhe permitiu que Labão lhe fizesse mal.

Jacó estava voltando para sua casa, mas ele sabia que teria que acertar as contas com seu irmão, e tentou da sua maneira novamente apaziguar seu irmão lhe enviando presentes, e quando ele soube que seu irmão vinha ao seu encontro com 400 homens temeu, temeu pela sua vida, temeu pela sua família, e buscou de Deus um milagre. E nesta caminhada de volta para o seu lar, teve um encontro com Deus no vau de Jaboque, que era um pequeno ribeiro que desaguava no rio Jordão.

Ele fez passar sua família e tudo o que tinha o vau de Jaboque, e ficou só, e lutou com um varão a noite inteira até amanhecer.

Ele sabia que aquele homem era um ser enviado por Deus, que poderia mudar sua vida, e somente Jacó o via, e não perderia aquela oportunidade.

Oportunidade de ser transformado, de ter sua vida tocada pelo poder de Deus. Logo no primeiro versículo do capitulo 32 Jacó teve uma visão de anjos e por causa desta visão ele sabia, e tinha o discernimento que aquele varão era um ser enviado de Deus, e diz a Palavra que ele lutou a noite inteira com aquele varão, aquele encontro seria especial.

Há momento na vida que é necessário ter este encontro com o Senhor, momento que você precisa passar sozinho, onde precisa rasgar o coração, e reconhecer o quanto é falho e pecador, onde precisa tirar a mascara e ser totalmente sincero com o Senhor.

Aquele varão vendo a insistência de Jacó tocou-o na coxa, mesmo assim Jacó não desistiu e fez a pergunta que mudou a sua vida por completo: Não te deixarei ir, se não me abençoares ( Gên. 32:26 ), somente Jacó e Deus sabia o quanto ele necessitava daquele milagre. Jacó não queria ser mais conhecido como um mentiroso ou trapaceiro, ele queria ser um homem de Deus com testemunho e uma vida, transformado, porque ele sabia do peso da promessa, que estava sobre a sua vida, ele queria ter o mesmo comprometimento, a mesma comunhão que Abraão e Isaque tinham com Deus.

O Varão lhe perguntou qual era o seu nome, e ele disse Jacó. Esta pergunta tinha um significado muito forte, porque Deus sabia qual era o seu nome, mas era necessário que Jacó reconhece-se sua história, sua natureza, suas falhas, porque somente assim ele podia receber o poder restaurador da parte de Deus.

Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.
Gênesis 32:28

Com a mudança do seu nome, começou um novo tempo, uma nova história para Jacó, agora ele era Israel, príncipe do Senhor, porque apesar de todas as falhas que Jacó tinha, ele nunca deixou de acreditar na promessa do Senhor, ele nunca deixou de buscar a benção, e fez o que estava ao seu alcance para receber o toque do Senhor, mesmo que isso significasse  ficar mancando pelo resto da vida, o importante é que ele seria totalmente dependente do Senhor pelo resto da sua vida.

Jacó mudou o nome de Jaboque para "Peniel". Peniel significa "a face de Deus".

"Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva" (Gên. 32:30).

Jacó agora é um homem espiritual. Nada de falar de bênçãos materiais - terras, comida, roupas, sucesso. Ele havia visto Deus, e tinha sido tocado. Agora o mais importante era a comunhão que ele tinha com Deus, e ele sabia que se fosse obediente os céus estariam sempre abertos para ele. A maior benção que ele recebeu naquele momento não foi exterior, mas sim interior.

Deus quer se revelar a nós, mas é necessário que haja entrega, que haja renuncia, é necessário que tudo o que estiver oculto ( pecado ) seja revelado, confessado, pois somente assim nossa transformação será completa.

A vontade do Senhor é de transformar muitas vidas, de levantar homens e mulheres cheios do Espírito Santo, filhos que não querem viver uma religião fria e vazia, mas servos que sejam tocado e transformados pelo poder de Deus.  Mas Deus é cavalheiro, Ele nunca irá fazer nada que você não queira,  pois a Bíblia diz:

Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Apocalipse 3:20

Não importa o tempo de conversão que você tem, não importa há quantos anos você aceitou Jesus, sempre que for necessário você ira precisar do seu momento Jaboque, momento de acertar as contas com Deus, momento de um encontro real e pessoal com seu Salvador.

Jesus te ama.








2 comentários:

Postagem em destaque

A cura da mulher encurvada (Lucas13:10-17)

Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito...