quinta-feira, 26 de abril de 2012

Pedro é livre da prisão (Atos12:3-11)

E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. E eram os dias dos ázimos.
E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da páscoa.
Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.
E quando Herodes estava para o fazer comparecer, nessa mesma noite estava Pedro dormindo entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão.
E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias.
E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me.
E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão.
E, quando passaram a primeira e segunda guardas, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele.
E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava.
Atos 12:3-11


Este texto nos conta a história de um grande livramento da parte de Deus para o Apóstolo Pedro, que estava preso a mando de Herodes.

Pedro estava preso porque estava pregando a Palavra de Deus, num momento muito difícil para a igreja primitiva, pois muitos estavam sendo perseguidos e maltratados, e até mesmo Herodes que era o rei vassalo de Roma estava perseguindo a igreja. Herodes mandou até mesmo matar o Apóstolo Tiago que era irmão do Apostolo João a espada. Momento difícil para igreja pois era um dos lideres e também como conhecemos na Palavra um dos mais próximos discípulos de Jesus.

Porém a igreja sabia que os servos de Deus não morre mas descansa no Senhor ( João 5:24-25; I Corintios 15:51-52; I Tessalonicenses 4:13-18; João 11:25 ).

Depois destas coisas Pedro também foi preso, no meio de uma festividade ( Asmos / Pascoa ), e depois destas festividades Pedro seria morto.

Estudando esta Palavra aprendemos algumas lições valiosas:

Atos 12:3 - Fala de perseguição, e hoje não é diferente, aqueles que tem compromisso com a verdade sofrem perseguições, na maioria das vezes não tão grave como foi no caso de Pedro, mais sofre. Mas assim como Pedro a nossa fé tem que ser inabalável, o corpo pode padecer, mas a nossa fé não. E não importa o tamanho da perseguição: "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela." Mateus 16:18

Atos 12:4 - Nos mostra que tinha um pequeno exercito composto por 16 soldados encarregados de manter Pedro preso para depois mata-lo depois da pascoa. Porém sabemos: "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais."Efésios 6:12. Creia servos do Senhor não importa o tamanho do inimigo maior é Deus e Ele esta do nosso lado, e através de Jesus Cristo somos mais que vencedores.

Atos 12:5 - Aprendemos que o segredo da vitória esta na "oração", enquanto Pedro estava preso a igreja fazia continua oração por ele a Deus, Igreja que crê em milagres busca a Deus em oração, e crê que o milagre vai acontecer, eles estavam lutando não com armas carnais mas sim com armas espirituais.

Atos 12:6 - Pedro estava ligado com duas cadeias, ele estava impossibilitado de se locomover, estava preso em uma cela, o inimigo estava tentando de todas as formas parar a obra que Deus tinha na vida de Pedro. Quantos hoje não estão em situações parecidas, estão parados, sem forças, presos por prisões espirituais, estão sofrendo ataques demoníacos de todos os lados. Mas tenho uma boa noticia para te dar, quando a igreja ora a libertação chega, quando o servo de Deus ora o mal tem que sair e no nome de Jesus o demônio tem que fugir.

Atos 12:7 - Deus enviou o seu anjo e deu a ordem " levanta-te depressa " e caíram das mãos de Pedro as cadeias, que versículo tremendo, Pedro dormindo, acredito que sossegado porque estava descançando em Deus e começou a VIVER UM GRANDE MILAGRE. Se você esta vivendo um momento difícil em sua vida, clame ao Senhor, busque a sua presença, Deus não desampara os seus santos, creia levanta-se como Pedro e seja liberto em nome de Jesus.

O inimigo já estava preparando a festa, mas quem contou a vitória foi o servo de Deus!!!!

Atos 12:8 - O anjo disse "cingi-te Pedro", coloque suas vestes. Servo de Deus coloque suas vestes, vestes de louvor, vestes lavadas no sangue do cordeiro.

Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
Efésios 6:14


O anjo também disse "ata as tuas sandálias", servo de Deus se o inimigo tentou te fazer parar de caminhar, tentou te fazer parar no meio do caminho, não desista, avance a tua caminhada ainda é longa, tem muito chão para percorrer, tem muitas vidas para serem salvas.

E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Efésios 6:15


O anjo também disse "Lança ás costas a tua capa e segue-me", a capa representa a autoridade dada por Deus a Pedro. Servo escolhido e capacitado por Deus tem autoridade, tem unção, tem poder dado pelo Espírito Santo, caminhe com o Senhor e não deixe de usar a autoridade que Cristo te deu, levante-se, ande com o Senhor, viva na unção de Deus, cumpra o teu chamado.

Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
Efésios 6:17-18



Pedro viveu uma experiência tão tremenda com Deus que até mesmo acreditou que era um sonho, pois veja o mover de Deus, as cadeias que o prendiam caíram, ele se cingiu, colocou suas sandálias, colocou a sua capa, passou pelos soldados que o vigiava e ninguém o enxergou, estava invisível, passou pela primeira e segunda guarda e ninguém o viu, e quando chegou perto da porta de ferro ela se abriu sozinha, e ainda caminhou com o anjo pela rua, e assim que Pedro estava em segurança o anjo se apartou dele.

Neste momento ele entendeu o que estava acontecendo e viu o grande livramento que Deus havia lhe dado. Que tremendo o mover de Deus, como o Senhor cuida dos seus escolhidos.

Pedro foi imediatamente contar para os irmãos o que estava acontecendo, e até mesmo a igreja que estava orando pela vida dele demorou um pouco para acreditar no milagre.

Pedro foi liberto da prisão e pode testemunhar o grande livramento que Deus lhe deu.

Este mesmo Deus trabalha ao nosso favor hoje, podemos vivenciar o milagre em nossas vidas, podemos orar pedindo cura, libertação e restauração para os servos de Deus. A igreja precisa se posicionar, e como um exercito, precisa guerrear em oração buscando a vitória, pois Deus envia anjos ao nosso favor.

E não importa o tamanho das lutas, o tamanho do inimigo, vale apena falar de Jesus, vale a pena anunciar que Jesus salva, que nada e nem ninguém te impessa de anunciar a Jesus Cristo.

Jesus te ama






29 comentários:

  1. PARABÉNS PELA LINDA POSTAGEM...ESTOU TE SEGUINDO....DESCULPAS PELA MINHA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO NA UBE....É QUE NÃO RESISTI.....DESCULPE....PARABÉNS......NÃO ACHE RUIM OK. ABRAÇOS.... http://estudosdaescritura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu amigo!!! Não achei ruim não, pelo contrario aprendi bastante. Abraços!!!

      Excluir
    2. honra e gloria pra Jesus , Que Deus continue lhe abençoando!

      Excluir
    3. Amém, Glorificado e Exaltado seja o nosso Deus!!!

      Excluir
    4. parabéns que deus continue te abençoando muito

      Excluir
    5. Muito obrigado Priscila e Vanilde.
      Deus abençoe a suas vidas!

      Excluir
    6. Uma palavra muito facil de entender ....logo se ver que Vc tem o don de ensinar, que Deus continue te abençoando servo de Deus

      Excluir
    7. GLÓRIA DEUS! NA IGREJA QUE CONGREGO, NUNCA ME SENTI TÃO ENSINADA, Á PONTO DE ENTENDER O QUE DEUS QUER DIZER A MIM. DEUS TE DEU A SABEDORIA, PARA EVANGELIZAR, A QUEM TANTO NECESSITA DE ÁGUA. CONSEGUI MATAR A MINHA FOME DA PALAVRA E A SEDE DE ÁGUA. DEUS ABENÇOE!

      Excluir
    8. A Paz do Senhor Jesus Cristo irmão!
      Obrigado por escrever...
      Fico feliz em poder ajudar. Que o Espírito Santo continue falando poderosamente contigo, ministrando ao teu coração.
      Que você esteja sempre edificado na Rocha que é Cristo Jesus!
      Deus te abençoe.

      Excluir
    9. Obrigado Dora Mendes, que o Espírito Santo continue falando contigo!
      Deus te abençoe.

      Excluir
  2. amigo,li o cap12 completo,me explique..,Herodes mandou matar tiago,é no versículo 17 quando Pedro sai da prisão pede que contem a tiago i aos irmão,,como? se Tiago ja estava morto..??

    ResponderExcluir
  3. A Paz do Senhor Jesus caro leitor... Obrigado por escrever!!!
    A explicação é que no Capítulo 12 de Atos esta escrito a história de dois Tiago.
    O primeiro é o Tiago Apóstolo de Jesus Cristo e irmão do Apóstolo João (Marcos 5:37) este foi morto a mando de Herodes.
    O segundo é o Tiago líder da igreja de Jerusalém, filho de Maria e irmão de Jesus Cristo (Gálatas 1:19; Mateus 13:55).
    Ambos obreiros aprovados pelo Senhor...
    Espero que tenha ajudado!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bem explicado, gostei de mais que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus continue falando contigo caro leitor!
      Deus te abençoe.

      Excluir
  5. agradeço ao grande Deus pela oportunidade de conhecer esse blogue .e eu achei maravilhosa essa postagem sobre a prisão de Pedro.pois agente sempre tira proveito dessas mensagens. eu sou uma eterna aprendiz da palavra de Deus.e tenho muita fome e sede de aprender mais e mais obrigado. Deus abençoe a todos no nome santo do senhor Jesus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus Pastora Aparecida, fico feliz, que o Espírito Santo continue falando contigo, e te usando poderosamente neste tão lindo que é pastorear.
      Que a através do teu ministério muitas vidas sejam alcançadas para Glória de Deus.
      Fica na Paz do Senhor Jesus.

      Excluir
  6. bom dia gostaria de saber,referente libertação de pedro e os seus apóstolos eles declaram que Jesus veio para trazer um presente que presente e este?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus caro leitor, o propósito de Deus na vida dos Apóstolos quando eles foram libertos da prisão, foi de continuar ministrando a Palavra.
      A ministração do Evangelho era anunciar a Jesus Cristo como salvador, ministrando assim o maior presente que a humanidade pode ganhar da parte de Deus, a salvação em Cristo Jesus!
      Deus te abençoe!

      Excluir
  7. Graça e Paz!
    Gostei muito e me sinto com a fé edificada após leitura deste texto. Porém, examinando esta passagem, ocorreu - me uma dúvida: O que houve com Pedro após se retirar da casa de Maria (At 12:17)? Não vi mais relatos neste livro. Notei que Paulo entrou em cena rs...
    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
  8. A Paz do Senhor Jesus irmã, obrigado por escrever,fico feliz que está mensagem tenha falado contigo.
    Realmente depois desta passagem o Autor de Atos que é Lucas, foca no ministério de Paulo.
    Mas temos outra passagem que fala sobre Pedro em Atos 15:07... Em uma reunião para edificação da igreja!
    O importante é que tanto Paulo como Pedro trabalharam muito em pró do Evangelho!
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  9. Muito booom, que Deus te abençoe homem de Deus!!!

    ResponderExcluir
  10. Falou muito comigo esta palavra. Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom meu irmão, fico feliz!
      Deus te abençoe.

      Excluir
  11. Boa noite gostei da explicação do estudo eu consegui entender a palavra de uma maneira mais facil..Parabéns

    ResponderExcluir
  12. Depois que Pedro foi libertado da prisão, ele fugiu de cidade em cidade até ser pego novmente e morto?

    ResponderExcluir