quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A pesca maravilhosa (Lucas 5:1-11)

E aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré;
E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.
E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.
E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.
E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.
E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.
E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique.
E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.
Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito.
E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.
E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram.
Lucas 5:1-11



Esta belíssima passagem nos mostra como foi a escolha dos primeiros discípulos sobre a ótica do Evangelho de Lucas, e como o Mestre dos mestres Jesus Cristo começou a preparar aqueles que iriam continuar a sua missão.

O ministério de Jesus estava crescendo. Depois de pregar por algum tempo na Galiléia e de ser expulso de sua cidade Nazaré, Ele se estabeleceu em Cafarnaum, e nesta região  havia uma multidão que o seguia, sedentas por sua mensagem e pelos sinais e maravilhas nunca vistos antes, e Ele precisava de obreiros para sua ceara. Portanto podemos aprender desta forma que para sermos bem sucedido nesta vida precisamos de ajuda, se o próprio Jesus não trabalhou sozinho quem somos nós para querer faze-lo.

Jesus nesta passagem estava sendo apertado pela multidão, e não por acaso avistou dois barcos junto à praia, barcos estes que pertenciam a Simão também conhecido como Pedro, André, Tiago e João.

E se fizermos um paralelo com Lucas capitulo 04 e João capitulo 01, vemos que estes homens já haviam se encontrado com Jesus pelo menos uma vez, ou algumas vezes por aqueles dias. Aprendemos na Palavra de Deus que André e João que eram discípulos de João Batista haviam entrado na casa de Jesus:

No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos;
E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.
E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.
E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras?
Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima.
João 1:35-39



Lemos também que depois de um culto em uma sinagoga, Jesus entrou na casa de Simão Pedro e curou  sua sogra:

Ora, levantando-se Jesus da sinagoga, entrou em casa de Simão; e a sogra de Simão estava enferma com muita febre, e rogaram-lhe por ela.
E, inclinando-se para ela, repreendeu a febre, e esta a deixou. E ela, levantando-se logo, servia-os.
E, ao pôr do sol, todos os que tinham enfermos de várias doenças lhos traziam; e, pondo as mãos sobre cada um deles, os curava.
Lucas 4:38-40


Estes homens estavam admirados com Jesus, já haviam presenciado milagres, haviam ouvidos suas Palavras, sabiam que Jesus era um enviado de Deus, porque ninguém podia fazer aqueles sinais se Deus não estivesse com ele, e mais adiante na história eles iriam reconhecer Jesus como Messias.

Mas até este momento foram apenas encontros, nenhum destes homens foram escolhidos até então para serem seus discípulos, e eles estavam fazendo suas atividades normais do dia a dia, estavam trabalhando como podemos ler no texto abaixo, porém Jesus não queria viver momentos com aqueles homens, Jesus queria viver uma história com eles:

E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.
Lucas 5:2

E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.
Lucas 5:3


Estes dois barcos pertenciam a Pedro, André, Tiago e João, e Jesus foi ao encontro destes homens pois já os conhecia e porque tinha uma obra na vida deles, eles não sabiam ainda, mas a partir daquele encontro eles iriam viver uma linda história com Jesus.

E não por acaso Jesus escolheu entrar no barco de Simão que também era chamado de Pedro, e vamos analisar um pouco este versículo!!!

Nos diz a Palavra que o barco de Pedro estava na praia (fora da agua) e o motivo era porque Pedro já estava se preparando para ir para casa depois de uma noite inteira de trabalho.

Vamos imaginar como foi a noite de Pedro!!!

Ele havia preparado seu barco, sua rede, e tinha um objetivo "pescar", e como todo pescador e queria pescar peixe grande, muito peixe, peixe em abundancia.

Vemos na Palavra que eles pescaram a noite inteira, pois este era o melhor horário para uma boa pescaria, porém diz a Palavra que durante toda a noite eles não pescaram nada. Jogavam a rede de um lado do lago e "nada", jogavam do outro lado e "nada", foram um pouco mais para o meio do lago e "nada", neste dia eles devem ter revezado em jogar as redes, Pedro jogava e "nada", André jogava e "nada", os amigos Tiago e João jogavam as redes e sabe o que eles pescaram? Nada... Nenhum peixinho...

Neste momento veio a frustração, porque eles precisavam de peixe para sobreviver, eles viviam deste oficio, eles precisavam de peixe para comer, suas famílias precisavam deste alimento. Eles precisavam de peixe para vender, porque dali eles tiravam o seu sustento. Neste momento vem a decepção porque os seus clientes iriam comprar dos barcos vizinhos, mas acontece algo interessante nesta passagem.

Diz no versículo 02 que eles estavam lavando as redes, sabe porque?

Peixe que era bom não tinha nada, mas sujeira esta sim veio aos montes, por isso eles precisavam limpar e consertar as redes.

E Pedro e seus amigos nos ensinam nesta passagem que nós também precisamos limpar as nossas redes, limpar tudo aquilo que nos atrapalha, que impede o nosso crescimento, tirar das nossas vidas, mente e coração aquilo que nos impede de viver vitórias e conquistas.

Pedro naquela noite perdeu, porem ele tinha que se preparar para a noite seguinte, a vida continua... Eclesiastes 3:6, diz que há tempo de ganhar e tempo de perder... Você perdeu? se resposta for sim, você tem que entender que a vida  continua, siga em frente meu amigo(a), não desista, amanhã você vai vencer.

Muitos estão sofrendo porque tem deixado de lavar suas redes, e a sujeira tem danificado as malhas das suas emoções, muitos desiste de um futuro melhor, muitos não tem sonhos nem projetos, estão doentes fisicamente e espiritualmente, mas eu, um simples servo do Senhor, te convido neste estudo a sonhar, a agir, a lutar, a não desistir, a sair da inercia da mesmice. E como estes pescadores você venha viver uma linda história com Jesus, pois Este sim pode fazer do seu deserto um manancial de aguas vivas e cristalinas, cheia de vida e alegria na presença deste Deus, que é maravilhoso.

Continuando...

Mas veja a forma como Deus trabalha, Pedro estava com o seu barco na areia, e já estava lavando as redes, concertando aquilo que precisava, e logo após ele ia para sua casa comer e dormir, afinal de contas ele trabalhou a noite inteira, quando de repente Jesus aparece diante do seu barco, e veja que Pedro diferente da multidão não estava acompanhando Jesus, mas Ele vem ao seu encontro e entra no seu barco, e pede que Pedro afaste o barco novamente para o lago, e Jesus começa a ensinar do barco a multidão.

Diz a Palavra que Jesus sentou no barco de Pedro e começou a ensinar a multidão, agora pense comigo, porque Jesus sentou no barco de Pedro?

Porque Ele não tinha a menor pressa de terminar sua pregação, e eu imagino Pedro cansado, querendo ir para casa, mas por outro lado, quem estava diante dele era Jesus, e quando Jesus começou a ministrar Pedro começou a ouvi-lo, e ele nunca tinha recebido alguem tão importante na sua embarcação, e a partir daquele momento a sua vida muda completamente.

Quando Jesus terminou a mensagem disse para Pedro:

E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.
E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.
Lucas 5:4-5


Neste momento Jesus pede para Pedro ir pescar, e Pedro abre o coração para Jesus, mostra a  frustração da noite anterior, ele estava triste, estava desanimado, a noite não foi boa, ele estava voltando para casa sem peixe para comer e sem peixe para vender. Porém ele da crédito a Palavra de Jesus, e sobre a Palavra do mestre lançaria a rede, e vejamos o que aconteceu:

E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.
E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique.
Lucas 5:6-7


Depois de obedecer o Mestre o milagre aconteceu na vida deste simples pescador.

Creia!!! o mesmo acontece conosco quando Jesus entra no nosso barco (vida), a abundancia vem, o suprimento vem, Pedro estava triste pela noite anterior, e não imaginava o milagre que iria presenciar, tudo isto porque creu nas Palavra de Jesus.

Assim é nas nossas vidas também, quando Jesus entra, passamos a viver o melhor de Deus, a provisão vem, porque Ele cuida de nós, Pedro emprestou o seu barco para Jesus e recebeu uma grande recompensa.

Pedro e seus amigos pensaram!!! Nosso barco estava vazio, e agora esta cheio sabe porque?

Jesus entrou no barco...

Talvez alguns deles pode ter pensado... Que maravilha, Jesus pesca demais, e olha que ele é carpinteiro, não é um pescador profissional, Ele poderia vir conosco todos os dias, e não precisaria nem ser de noite, poderia ser a esta hora do dia mesmo... Glória a Deus.

E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.
Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito.
Lucas 5:8-9


Pedro naquele instante viu a Santidade de Deus, e temeu, sabia que era um pecador, porém o que Jesus tinha para Pedro não era apenas um momento, Ele queria ter uma história com Pedro, e partir daquela hora Pedro iria viver uma linda história com Jesus... Não iria ser fácil é verdade, porém estar ao lado Jesus compensa cada luta, cada sofrimento, estar ao lado de Jesus é o maior presente.

E Jesus escolheu Pedro e seus amigos não porque eles eram perfeitos, muito pelo contrario vemos pela Palavra de Deus que eles precisaram caminhar com Jesus para terem suas vidas transformadas,  mas estes eram preciosos aos olhos de Jesus, e o Senhor os amava, assim como ama a mim a você que não somos perfeitos, porém com a Graça de Deus vamos caminhando com Jesus e sendo transformado a cada dia.

E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.
E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram.
Lucas 5:10-11


Terminamos este estudo Bíblico com Jesus dizendo a Simão Pedro que ele seria "pescador de homens", Jesus é tão sábio que usou uma palavra que Pedro amava "pescador", não sei se Pedro entendeu o poder daquelas palavras naquele momento, mas vendo a pescaria milagrosa de Jesus naquele instante, largou tudo e o seguiu...

Creia Jesus te ama, tem uma obra em sua vida, Ele quer viver uma história contigo também, momentos de milagres, a cada dia é um capitulo escrito pelo dedo de Deus, a porta é estreita sim, porém a recompensa é muito grande, diga sim para Jesus, entregue sua vida para Ele, segue-o, e veras que Ele Jesus é o único caminho....

Como Pedro leve Jesus para casa ( Mateus 8:14 ), tenha intimidade com Ele, deixe Jesus entrar na sua vida e mudar a sua história, e de sua família também.

Como Pedro ande com Jesus sobre as aguas ( Mateus 14:29 ), ande com Jesus sobre as dificuldades e não tenha medo, e quando o vento vier te assolar, Jesus ira segurar a tua mão e te dar a vitória.

Como Pedro ame a Jesus ( João 21:7-9 ), você pode ter caído, pode ter fracassado, porém se arrependa e corra para Jesus Ele não desistiu de você, e quer continuar a história ao seu lado, você poder ser falho e fraco, mas Jesus é Forte e Poderoso e vai contigo na batalha, portanto você vai vencer.

A vida com Jesus é dinâmica, com muitos desafios a frente, andar com Jesus é viver uma transformação continua, onde vamos caminhando de fé em fé de Glória em Glória, deixando o velho homem e pegando a cruz, entrando pela porta estreita e seguindo para o alvo que é Jesus.

Durante a nossa vida vamos enfrentar muitas lutas, pois basta a cada dia o seu mal (Mt 6:34), mas com Jesus teremos uma vida cheia de vitórias porque Deus é conosco, e a nossa maior vitória é ter o nosso nome inscrito no Livro da Vida, a salvação eterna comprada com o precioso Sangue de Jesus, Ele nos ama tanto que morreu por nós, para pagar o preço pelos nossos pecados, e ressuscitou ao terceiro dia e esta a destra de Deus, cheio de Glória e Majestade.

Aceite a Jesus como seu Senhor e Salvador e como Pedro e seus amigos viva uma linda história com Jesus....

CREIA!!!

Jesus te ama...

17 comentários:

  1. Obrigado pelas palavras irmão Antonio, pois o objetivo deste Blog é transmitir a Palavra de Deus para que vidas sejam edificadas.
    Que você também tenha um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de vitórias em nome de Jesus.
    Fica na Paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Estou começando a pregar agora, e aprendi muito com essa bela palavra.
    Espero que você der uns sermões para ensinar a pregar pois sou iniciante e quero seguir o Ide glorioso do Senhor.
    Deus te abençoe amigo ! - Pedro Farias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus irmão Pedro... Fico feliz em ajuda-lo e neste Blog temos algumas mensagens que poderá ajuda-lo. Que a unção do Espírito Santo esteja sempre sobre a tua vida te conduzindo e te direcionando, e que através da sua vida e do teu ministério muitas vidas sejam ganhas para o Reino de Deus, seja sempre humilde, busque sempre aprender da Palavra de Deus, e que o nome do Senhor seja Glorificado na sua vida. Deus te abençoe, é Ele que te capacita!!!

      Excluir
  3. A Graça e a Paz, amado! Aqui é tudo lindo! Amei as msgS q são muito edificantes! Tenha uma Boa Noite! abç.

    ResponderExcluir
  4. Paz meu querido, sou obreiro da igreja nova vida família e de Deus recife, e a palavra que o Senhor colocou em meu coração, foi essa da pesca e achei sua página e min vai ajudar dia 26/02/16, saida que não so como pedro, nos somos também pescadores de homens tambem.Amem continue pescando que eu também vou. Depois de 4 anos sua palavra esta ajudando. Agora vou procurar um clip com imagem e louvor chamado depois do culto. Paz do Sr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus irmão Jorge...
      Glória a Deus...
      Vamos continuar levando a Palavra de Deus.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  5. Bom dia Claudinei! Tenho sonho de há muito tempo fazer o curso de tecnologia.Mas.... Gosto de ler a bíblia,como um livro e vou tirando minhas próprias conclusões.Vou estudando a palavra aqui e ali e te digo que seu argumento sobre "pescadores de homens" foi um dos mais sensatos,claros,objetivos que já li até hoje.Nao tenho nenhuma formação no assunto como já disse,mas tem palavras e ensinamentos que me tocam profundo,e é aí que sei que a palavra está cheia do Espírito Santo de Deus
    Deus , busca e toca em seus filhos e o agir dele é perfeito.Continue," pescando homens" aproveite este veículo maravilhoso e lance sua rede em locais mais longe ,pous o Senhor Jesus está ão teu lado.
    Daqui obde estou fui tocada.A curiosidade de ler sobre um versículo que uma amiga me enviou,me fez chegar até seu blog.
    Obrigada
    Paz, Luz
    e bençãospara você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus irmã...
      Obrigado pelas palavras de incentivo!
      Fico feliz que está mensagem tenha falado contigo, e tenho certeza que está vontade de aprender a Palavra vem de Deus.
      Que o Espírito Santo continue falando contigo.
      Deus te abençoe.

      Excluir
  6. Coisa linda palavra Maravilhosa que Deus vos abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado caro leitor!
      Fico feliz que está mensagem tenha falado contigo...
      Deus te abençoe!

      Excluir
  7. A Paz do Senhor gostei muito das mensagens,Que Deus continue te abençoando.tem sido bença de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus Cristo irmão Rubens!
      Que o Espírito Santo continue falando contigo.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  8. O ESPÍRITO TESTIFICA COM O NOSSO ESPÍRITO QUE NÓS SOMOS FILHOS DE DEUS...E QUÃO FORMOSOS SÃO OS PÉS DOS QUE ANUNCIAM A PALAVRA...ESTA TUA HONRA DE SERVIR NÃO LHE SERÁ TIRADA...

    ResponderExcluir
  9. Amei ,gostei demais o seu trabalho cheio da presença do Espirito Santo .Deus continue usando o senhor com as mensagem .!!

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

A cura da mulher encurvada (Lucas13:10-17)

Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito...