domingo, 6 de janeiro de 2013

Elias no ribeiro de Querite ( 1 Reis 17:1-7 )

Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.
Depois veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:
Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.
Foi, pois, e fez conforme a palavra do SENHOR; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.
E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra.
1 Reis 17:1-7


Elias aparece na história de Israel em um dos momentos mais sombrios da nação, aonde o pecado e a idolatria estava crescendo de forma assustadora.

Depois do reinado de Salomão, por causa do pecado e da idolatria, Israel foi dividido em dois reinos. Reino Norte chamado Israel (10 tribos ), e Reino Sul Judá ( 02 tribos ).

No Norte o Rei de Israel na época era Acabe, mas estudando a Palavra de Deus, aprendemos que a esposa de Acabe que se chamava Jezabel era o poder por trás do trono, e o poder dominante no casamento.

Vejamos o que diz a Palavra sobre este casamento:

E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do SENHOR, mais do que todos os que foram antes dele.
E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou.
1 Reis 16:30-31


Que coisa terrível, além de ter sido o pior rei até aquele momento, ainda casou com uma idólatra e adorou os seus deuses.

O casamento com Jezabel foi muito danoso para Israel principalmente na área da religião. A adoração a baal teve inicio com os cananeus e existia a tempos naquela parte do mundo, mas Jezabel levou quase todo o Israel a adorar a baal, conhecido como deus da chuva e da fertilidade.

Além disso, ela aboliu a adoração ao Deus verdadeiro ao ponto de exterminar os profetas de Jeová, isto mesmo, Jezabel matava profetas.

Por causa da bagagem que este casamento trouxe, a separação entre Deus o povo tinha atingido o seu ponto mais distante:

E levantou um altar a Baal, na casa de Baal que edificara em Samaria.
Também Acabe fez um ídolo; de modo que Acabe fez muito mais para irritar ao SENHOR Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele.
1 Reis 16:32-33


Que situação terrível, havia trevas demoníacas sobre toda a nação, o povo se prostituía e adorava a baal, e quando se levantava um profeta, Jezabel matava.

Mas Deus é maravilhoso, pois no pior momento de Israel, Ele levanta um grande profeta, um dos maiores profetas de Israel, seu nome era Elias.

Elias foi um homem de grande coragem, alguem forte o bastante, para encarar estes dois de frente, e para profetizar numa época aonde todos os profetas ainda vivos, estavam escondidos em cavernas.

Este homem de Deus chega num momento em que ninguém esperava, vai até a presença do Rei e diz:

Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.
1 Reis 17:1


Glória a Deus, que coragem!!! Elias chega até Acabe e entrega a mensagem.

Neste estudo é importante analisarmos o significado do nome de Elias ( em hebraico Elijah ).

O seu nome significa, " O meu Deus é Jeová ".

O nome dele já era o seu cartão de visita, ele estava dizendo... 
Ei Acabe você adora baal,e acredita que ele controla as chuvas... 
Mas meu Deus é Jeová, e nestes anos não haverá nem chuva e nem orvalho, senão segundo a minha palavra.

Queridos leitores, que mensagem poderosa, Elias se coloca na brecha e entrega a mensagem de Deus, e sai de cena.

Mas o que me chama a atenção na mensagem de Elias é a frase " não haverá chuvas neste anos ", um palavra dura para aquela nação, pois pense comigo, o que acontece com um país que fica sem chuva durante seis meses? ou vamos complicar um pouco mais, imagina um país sem chuvas durante um ano?

Imagina os danos na economia, na agricultura, toda a infra estrutura da nação se enfraqueceria, pois haveria fome, os animais morreriam, os alimentos seriam escassos, os preços iriam subir absurdamente, os mais pobres iriam sofrer muito, os filhos iriam morrer de fome, de desnutrição, etc....

Mas Elias não disse que ficaria sem chuva durante um ano, ele disse "anos", e foi muito tempo, vejamos o que diz a Palavra:

Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.
Tiago 5:17


É isso mesmo, você leu certo!!! Três anos e seis meses sem chuva.

Israel sofreu muito, um dos piores momentos de sua história, a economia do país foi a falência, não havia plantação e nem colheita... E você sabe o que a nação fez? orou a baal, pediu para asera, um outro ídolo, e nada, nenhuma gota d'água.

E a nação não se arrependeu, não se voltou para Jeová, preferiram a baal do que a Deus, e o resultado da desobediência nós já conhecemos.

Vivemos dias difíceis, o mundo anda de mal a pior, tal como foi nos dias de Acabe e Jezabel, e o Senhor esta a procura de homens e mulheres cheios do Espírito Santo para fazer a diferença nesta geração, tal como Elias, servos fiéis que não se vendem, não se corrompem, que sejam exemplos para os fiéis, que vivam aquilo que pregam, profetas deste tempo, Jesus esta voltando e a obra precisa ser feita, e há muitas vidas ainda para serem alcançadas.

Mas vamos voltar para Elias, depois desta mensagem poderosa, Deus o manda para um ribeiro, e ali o sustentaria:

Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.
1 Reis 17:3-4


Podemos tirar algumas lições valiosas para as nossas vidas, da mesma forma como Elias aprendeu no ribeiro de Querite.

Primeiro o significado do nome Querite.

Querite ( em hebraico, cha-rath ) significa..."cortar, colocar no tamanho certo", no sentido de pegar um pedaço de madeira para construção, deixando-a no tamanho correto para ser usado.

Não sei ao certo quanto tempo Elias passou naquele ribeiro, mas foram muitos dias, e foi um tempo preparado por Deus, ali profeta foi lapidado por Deus como uma pedra preciosa e de muito valor. Sabemos que os nomes na Bíblia tem significados, que nos ajudam a compreender o trabalhar de Deus. Elias precisava daquele tempo com o Senhor, para ser preparado para algo maior.

Uma das Palavras mais difíceis de ser ouvidas é " esconda-te ", fique oculto. Mas quando esta ordem parte do Senhor para os seus servos, tenha a certeza que é para crescimento. Eu vejo como um estagio na Faculdade de Jeová, e depois de aprovado, sabe o que acontece? Você esta preparado para ser usado grandemente pelo Senhor, e com uma grande unção, tudo para Glória de Deus.

Todos nós precisamos de um tempo a sós com o Senhor, momento aonde o Espírito Santo vem trabalhar em nossas vidas, e assim com um vaso nas mãos do Oleiro, precisamos ser transformado para sermos vasos de honra na Casa do Senhor.

Para que a obra seja completa em nossas vidas é necessário entrega e renuncia, é necessário consagração, oração e jejum, estar no ribeiro de Querite para nós hoje é viver pela fé, viver na dependência do Senhor.

E o Senhor sustentou Elias, ele iria beber agua do ribeiro e os corvos iriam trazer pão e carne pela manhã e a noite.

Quando andamos na dependência do Senhor somos sustentados, Ele provê todas as coisas.

Mas tudo isto só aconteceu na vida de Elias porque ele OBEDECEU:

Foi, pois, e fez conforme a palavra do SENHOR; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.
1 Reis 17:5-6


Elias estava pronto para obedecer ao Senhor publicamente e reservadamente, nos holofotes e também no ribeiro, todos nós que conhecemos a Palavra temos que obedecer ao Senhor, e servo fiel não questiona, não murmura, não duvida, apenas obedece.

E aprendemos em toda a Palavra de Deus que fé + obediência é igual a milagre.

Todo o dia Elias levantava de manhã, e lá vinham os corvos trazendo o pão e a carne, e ele olhava na sua frente e lá estava o ribeiro com água fresquinha para ele tomar, ele se alimentava, orava, meditava na Palavra, andava nas proximidades, voltava, e a noite lá vinha os corvos novamente com pão e carne, Elias agradecia a Deus pela provisão e dormia, descansava em Deus. E todo dia o milagre se repetia, por que Deus é fiel.

E Deus sustentava Elias com coisa boa, não era qualquer pão, não sei de onde aqueles corvos pegavam o pão, mas creio que era o melhor pão. Não era qualquer carne, também não sei de onde vinham as carnes, mas creio que era a melhor carne.

E como é bom viver o melhor desta terra, como é bom sorrir, ser feliz, conquistar grandes vitórias, mas.......

E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra.
1 Reis 17:7


Você leu novamente certo caro leitor, " o ribeiro secou ", os dias foram passando e Elias começou a notar que o ribeiro estava secando, já não estava como antes, mas como ele havia aprendido no longo do seu ministério confiou em Deus, e os dias foram passando, e aquele ribeiro farto de água, foi secando, secando, secando, até se transformar em uma poça d'água, e o vento quente secou a umidade do leito do rio, e logo apareceram as rachaduras na areia, e o ribeiro secou completamente.

Mas eu aprendo algo nesta passagem, Deus esta no controle da situação e sabe de todas as coisas, para nós muitas vezes é difícil entender o trabalhar de Deus, mas como Elias temos que confiar.

Aprendo também com Elias, pois mesmo com o ribeiro seco, ele não saiu daquele lugar, enquanto Deus não lhe deu a direção, ele não foi embora, estava seco, mas enquanto Deus não me mandar sair daqui, eu fico.

Alias o ribeiro seco era resultado da própria oração de Elias, ele orou para que não chovesse e não choveu.

Mas a verdade seja dita, quando o ribeiro seca em nossas vidas, falamos como Israel:

Porém Sião diz: Já me desamparou o SENHOR, e o meu Senhor se esqueceu de mim.
Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.
Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim.
Isaías 49:14-16


Quantos neste exato momento estão falando que Deus esqueceu dele, não fala mais, não ouve mais, mas não é verdade, leia os versículos acima, se possível em alta voz e grave em seu coração... 
Deus não se esqueceu de você.

Mas repito o ribeiro seco era resultado da própria oração de Elias, e da mesma forma é conosco Deus ouve e responde as nossas orações.

Com certeza você assim como eu já fez esta oração: Senhor me transforma, faça de mim um vaso de honra, tira tudo aquilo que não provém de ti, sonda o meu coração e vê se há em mim algum caminho mal, e me liberta, para que o Seu nome seja Glorificado. E DEUS OUVIU A SUA ORAÇÃO!!!!

Talvez você não esteja entendo a situação que esta enfrentando hoje, mas creia, confie em Deus e seja obediente, amanhã você ira entender, e vai glorificar o nome do Senhor Jesus.

Obedeça ao Senhor meu querido irmão (a), Deus quer te sustentar, Ele quer te ensinar a viver pela fé, Ele nunca te desampara e nem te deixa só. Deus esta no controle de sua vida, e quer ter uma história com você e não apenas momentos, Deus quer falar contigo todas os dias da sua vida, e não só nos momentos de dificuldades, quando a enfermidade chega, a porta se fecha, ou a família, ou casamento passam por dificuldades.

Deus quer te sustentar, te conduzir a uma vida de vitórias.

É muito fácil obedecer a Deus quando o ribeiro esta cheio de água, mas quando ele seca é difícil, porém o Senhor nos sustenta, Ele segura em nossas mão e diz... 
Vai em frente meu filho, Eu te ajudo!!!

Aprenda a confiar em Deus dia após dia. Não tenha medo. Nossa vida nem sempre é um mar rosas, tem espinhos também, as lutas vem para nos tornar mais fortes.

Quando o seu ribeiro secar, não se desespere, confie, se tiver vontade de chorar, chore, mas chore aos pés do Senhor, seu ribeiro não ficara seco para sempre, daqui a pouco vai chover novamente, e você vai viver o melhor de Deus nesta terra.

Quando o ribeiro seca, muitas vezes somos abandonados, as vezes até pelos amigos, mas não tem problema não, nosso Deus nunca nos abandona, sempre esta conosco.

Leia a Bíblia, muitos servos (a) de Deus sofreram, choraram, foram abandonados, ficaram sozinhos, mas todos os que foram fieis conquistaram grandes vitoria, muitos milagres foram conquistados por estes servos do Deus Altíssimo. Conosco é da mesma forma, por isso te digo vale muito apena ser fiel, você vai conquistar a vitória em nome de Jesus.

Elias ficou naquele ribeiro até o Senhor direciona-lo.

Ribeiro de Querite é lugar de passagem, lugar de treinamento, lugar de sair fortalecido para algo maior lá na frente.

Elias recebeu a direção de Deus:

Então veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:
Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.
1 Reis 17:8-9



O ribeiro ficou no passado, algo novo estava lá na frente, mas ai é outra história... 
Uma nova história, escrita pelo Senhor que é fiel.

Quero indicar para os leitores, um livro muito edificante sobre Elias, e este livro me ajuda muito em meus estudos:

Série Heróis da fé.
Elias um homem de heroísmo e humildade.
Autor Charles R. Swindoll.
Editora Mundo Cristão

E não é só sobre Elias, há outros livros da série que fala sobre Jesus o maior de todos, Davi, Ester, José, Jó, Moisés, Paulo.

Mas nunca se esqueça... 
A Bíblia é a Palavra de Deus, nada a substitui, devemos meditar nela sempre, e estuda-la mais do que qualquer outro livro.

Deus te abençoe.

E nunca se esqueça...


Jesus te ama

Claudinei Saldanha



41 comentários:

  1. Lindo de mais!! E preciso aprender confiar, gloria a deus!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. É verdade irmã, temos que confiar cada vez mais em Deus, Ele é fiel!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu irmão essa mensagem me edificou muito deus lhe abencoe e continue lhe usando

      Excluir
    2. A Paz do Senhor Jesus irmão Nilson!
      Obrigado, que o Espírito Santo continue falando contigo.
      Deus te abençoe.

      Excluir
    3. A Paz do Senhor, esta palavra falou no profundo do meu coração. Que Deus continue te usando para Honra e Glórias do Senhor Jesus Cristo. DEUS te ABENÇÕE.

      Excluir
    4. A Paz do Senhor Jesus caro leitor!
      Obrigado pelas palavras, que o Espírito Santo continue falando contigo.
      Deus te abençoe!

      Excluir
    5. A Paz do Senhor Jesus caro leitor!
      Obrigado pelas palavras, que o Espírito Santo continue falando contigo.
      Deus te abençoe!

      Excluir
    6. Muito boa mesmo a sua mensagem foi muito edificante pra mim a paz .

      Excluir
    7. Muito boa mesmo a sua mensagem foi muito edificante pra mim a paz .

      Excluir
  3. Palavra impactante e edificante. Deus abençoe sua vida. Que a paz que excede todo o entendimento esteja sobre vos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmã Rosana, Deus a abençoe!

      Excluir
    2. estudo otimo e muito profundo sou o presbitero Edirlan e adorei estar palavra

      Excluir
    3. Obrigado PB. Edirlan. Deus te abençoe!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Obrigado irmã, Deus te abençoe grandemente também!

      Excluir
  5. É como sempre digo pra mim aprender com VC VC aprendeu com Jesus,muito lindo essa sua forma de pregar com sabedoria e humildade para passar para todos que mesmo aprendendo com homens a
    bíblia é insubistituivel o mesmo Deus que revelou a
    palavra a vc tbm revela a mim então é o que sempre falo vamos aprender com a palavra de Deus depois podemos aprender com o homem de Deus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas Palavras irmã Deby, que o Espírito Santo continue falando aos nossos corações!
      Somos totalmente dependente de Deus.
      Deus te abençoe.

      Excluir
  6. Grandes palavras me ajudaram a edificar a minha fé, Deus continue te dando conhecimento e revelação da palavra! Amém!

    ResponderExcluir
  7. que o eterno continue te usando mas forte

    ResponderExcluir
  8. DEUS ABENÇOE PELO ESTUDO, APRENDI MAI DE JEOVA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz caro leitor!
      Que o Espírito Santo continue falando contigo.

      Excluir
  9. Vai ser usado na escola dominical, que Deus te Abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus!
      Que vidas sejam edificadas.
      Deus te abençoe.

      Excluir
  10. Foi uma verdadeira bênção, Deus abençoe sua vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ser canal de bênção para tua vida.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  11. SEUS ESTUDOS ME AJUDAM MUITO NA ILUMINAÇÃO DA PALAVRA!DEUS CONTINUE LHE USANDO!VITÓRIA PRA VOCÊ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado irmão Isaías!
      Que o Espírito Santo continue falando contigo poderosamente.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  12. Parabéns, pelo belo material espiritual, para deleite da minha vida, Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmão, fico feliz em poder ajudar.
      Deus te abençoe, e que o Espírito Santo continue falando contigo.

      Excluir
  13. Que maravilha de interpretação essa é a verdadeira unção de Deus vc está de parabéns meu irmão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado caro leitor!
      Deus te abençoe poderosamente.

      Excluir
  14. Como Deus acaba de falar comigo poderosamente. Foi uma linda resposta de uma oração q fiz agora pouco. Glória Deus, irmão. Q Deus continue te usando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus irmã, que o Espírito Santo continue falando poderosamente contigo.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  15. glÔria DEUS KI ESTUDOS. E O DEUS de paz te abençoe

    ResponderExcluir