sexta-feira, 1 de maio de 2015

A Fé do Centurião de Cafarnaum (Lucas 7:1-10)

Tendo terminado de dizer tudo isso ao povo, Jesus entrou em Cafarnaum.
Ali estava doente, quase à morte, o servo de um centurião, a quem seu senhor estimava muito.
Ele ouviu falar de Jesus e enviou-lhe alguns líderes religiosos dos judeus, pedindo-lhe que fosse curar o seu servo.
Chegando-se a Jesus, suplicaram-lhe com insistência: "Este homem merece que lhe faças isso,
porque ama a nossa nação e construiu a nossa sinagoga".
Jesus foi com eles. Já estava perto da casa quando o centurião mandou amigos dizerem a Jesus: "Senhor, não te incomodes, pois não mereço receber-te debaixo do meu teto.
Por isso, nem me considerei digno de ir ao teu encontro. Mas dize uma palavra, e o meu servo será curado.
Pois eu também sou homem sujeito a autoridade, e com soldados sob o meu comando. Digo a um: ‘Vá’, e ele vai; e a outro: ‘Venha’, e ele vem. Digo a meu servo: ‘Faça isto’, e ele faz".
Ao ouvir isso, Jesus admirou-se dele e, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: "Eu lhes digo que nem em Israel encontrei tamanha fé".
Então os homens que haviam sido enviados voltaram para casa e encontraram o servo restabelecido.

Lucas 7:1-10

Fé para crer no impossível, esta é a nossa mensagem de hoje...

Estudando a Palavra de Deus encontramos algumas pessoas de notável fé, que foram além das circunstancias, e creram que Deus tinha poder para transformar as suas vidas.
E como isto agrada a Deus...

E como é bom ler na Bíblia que existiram pessoas de fé, porque isto nos da forças, e nos faz acreditar que podemos ter fé também. 

Não tenho a dimensão das lutas que você tem enfrentado caro leitor(a), mas posso pela misericórdia de Deus e através da Palavra te dizer que você pode vencer, que esta tempestade vai passar, e você vai conquistar a tua vitória...
Mas para isto é necessário que você tenha FÉ...

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.
Hebreus 11:6

Podemos aprender lições valiosas através da vida deste centurião romano.
O próprio Cristo disse que nem mesmo em Israel tinha encontrado tamanha fé, e acredite, em nenhum dos seus discípulos, ou lideres religiosos da época, e também em nenhuma das pessoas que teve contato com Jesus e que viram os seus milagres ou ouviram as suas pregações...

E esta fé foi encontrada na pessoa mais improvável de se imaginar, pelo menos na minha concepção. Pense comigo...

Ele era um romano, um soldado, que tinha sob o seu comando mais cem soldados, que estava com esta guarnição em Cafarnaum para manter a ordem, e esta região conquistada e submissa ao Império romano. 
Teoricamente alguém que deveria ser odiado pelos Judeus certo?

Errado...

Lembrando que foram os próprios lideres religiosos judaicos que foram até Jesus Cristo, representando este centurião, e pedindo um milagre para o servo dele que estava enfermo e quase morrendo. E insistiram dizendo que ele merecia esta benção.

O centurião se preocupava muito com o seu servo, algo difícil de se ver em uma pessoa desta posição.

Este homem sendo romano fora criado em uma outra religião, com outros deuses. 
Mas em Israel ele teve a oportunidade de conhecer o Deus de Israel, o Deus Verdadeiro e Único, e ele teve tanta vontade servir a este Deus que até mesmo construiu uma sinagoga.

Muitas qualidades você não acha?

Mas o que chamou a atenção de Jesus foi a fé deste homem...
Vamos lembrar que ele não cresceu com a Bíblia dentro do seu lar como todo Judeu.
Ele aprendeu a orar para o Deus Verdadeiro depois de muitos anos de vida, quando foi para Israel, mas quando aprendeu a verdade foi além de todos ao seu redor.

Sabe aquela pessoa que você tem apresentado diante de Deus, que esta no fundo do poço, e que as pessoas olham para ela e falam! Não tem mais jeito!
Deus esta ouvindo a sua oração.
Creia esta pessoa será chamada de servo(a) do Deus Altíssimo, uma pessoa de fé.

O Centurião ouviu falar dos milagre de Jesus, e pediu ajuda aos amigos, que eram pessoas que conheciam a Palavra, e mesmo que estes lideres não aceitavam Jesus como o seu Messias, não podiam negar os milagres que estavam acontecendo através do seu ministério.

E foram até Jesus como intercessores, porque?

Para representar um amigo, e também porque havia naquela casa uma pessoa enferma, de cama, morrendo...

E eles sabiam que Jesus podia curar aquela pessoa...

E você conhece alguém que esta em casa, morrendo, de cama? 
Alguém que aos olhos humanos não tem mais jeito? 
Alguém que esta preso em algum vício? 
Algum casamento que esta quase destruído? 
Famílias que estão passando pela tempestade?

Alguém que você ama muito, e quer ver esta pessoa abençoada?

Que tal aprendermos com esta história real, e levar estas causas diante Daquele que tem poder para mudar estas situações... 
Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e será eternamente. 

Tudo é possível ao que crer.

Quando Jesus recebeu o pedido do centurião foi de encontro a sua casa, onde estava o homem enfermo, porém algo interessante aconteceu...

Vieram alguns amigos do centurião dizendo para Jesus não ir até a sua casa, porque o centurião não se considerava digno de receber Jesus em sua casa, e nem mesmo se considerava digno de ir pessoalmente até Jesus.

E você pode se perguntar porque? 

Para entendermos melhor o que este homem quis dizer, precisamos entender um pouco da história e das leis que existiam naquela época, onde não era permitido um Judeu entrar na casa de um gentio, e como um Romano, estrangeiro, este homem não queria que Jesus passasse por algum constrangimento por causa das lideranças locais.

Um exemplo disso esta na passagem que fala do julgamento de Jesus antes da crucificação:

Em seguida, de Caifás os judeus levaram Jesus para o Pretório. Já estava amanhecendo e, para evitar contaminação cerimonial, os judeus não entraram no Pretório; pois queriam participar da Páscoa.
João 18:128

Este pretório era um tribunal romano e ficava dentro ou perto da casa de Pilatos que era um romano, e os judeus não entraram neste lugar gentio para não se contaminarem, porque a lei proibia. Eles estavam tão preocupados com a limpeza exterior, que se esqueceram de ver a sujeira que estava dentro dos seus próprios corações, eles estavam planejando matar um inocente, mas em Cristo estava e está a nossa salvação...

Continuando...

Mas Jesus não se importava com isto, e estava indo para aquela casa, alguém precisava de um milagre.

Mas o centurião disse algo que esta registrado na Palavra como o maior exemplo de fé em toda Bíblia, algo que pode mudar vidas, conquistar milagres e ver Deus operando maravilhas em favor daquele que tem:



... Mas dize uma palavra, e o meu servo será curado.
Lucas 7:7 

Uma Palavra, era tudo que aquele homem precisava... 
Uma Palavra de Jesus podia mudar a história daquele servo, uma Palavra vindo do Senhor Jesus podia fazer o milagre e trazer a cura.

O centurião sabia o que era ter autoridade, ele tinha autoridade, e não era soberba, ele sabia da sua posição... 

E reconheceu que Jesus tinha toda a autoridade nos céus e na terra. 
Jesus tinha tanta autoridade e era tão Santo, que este homem se considerou indigno de ir até Jesus. Mas ele confiou em Jesus ao ponto de crer que somente uma Palavra era o suficiente para ele ver o milagre na vida do seu servo. 

O centurião tinha um temor tão grande e reconheceu a Santidade de Jesus, ao ponto que ele mesmo viu a sua real necessidade, "alguém que precisava de salvação". E eu creio que Jesus o salvou, e o trouxe para sua maravilhosa luz.

Algo interessante nesta passagem é que não lemos uma palavra do servo, como ele estava quase morrendo, não tinha forças para dizer nada, mas ele tinha um amigo, que estava diante de Deus intercedendo pela sua vida. 
E quem sabe o centurião chegou bem pertinho dele e disse... 
Calma meu amigo, Jesus esta vindo ao seu encontro, alias precisamos somente de uma Palavra, Jesus tem autoridade sobre esta enfermidade, aguente mais um pouco, seu milagre está chegando.

E você acredita no poder da Palavra de Jesus?

Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.
Romanos 10:17

Esta mensagem foi direcionada pelo Espírito Santo para tua vida, tudo é possível ao que crer, a fé move montanhas, derruba muralhas, conquista o impossível.

A sua vida muitas vezes não é fácil, você chora, fica triste, se sente sozinho(a). Mas Jesus quer fazer parte da sua vida, e te ajudar nesta jornada...

"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".
João 16:33 

Acredite, tenha fé.

Creia no Poder da Palavra de Jesus.

Deus te abençoe.

Claudinei Saldanha



43 comentários:

  1. ESTA PALAVRA, VEIO AO MEU ENCONTRO , PARA QUE EU TENHA NAIS FÉ EM DEUS

    ResponderExcluir
  2. Era tudo que eu precisava hoje. Palavra impactante. Deus te abençoe grandemente. A paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus, fico feliz que o Senhor tenha falado contigo através desta mensagem!
      Que Deus te abençoe grandemente.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Verdade Alexsandro, que tenhamos está fé impactante, que acredita no poder da Palavra de Jesus.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  4. Não confunda bondade humana em ajudar o próximo com FÉ, os incrédulos se ajudam muitas vezes mais que os "crentes"! Para entender de forma mais ampla o texto, precisamos ter em nosso interior a seguinte certeza: "Eu sou um espírito e moro em um corpo"! Não é tentar, más, aceitar isso como uma verdade. Fale para você mesmo dezenas, centenas, milhares de vezes isso, até que faça parte, e crie raízes no seu coração (interior). Após isso, vai entender o texto no seu "interior" não na sua mente, consequentemente aquilo que já existe na dimensão espiritual, brotará na dimensão física, o contrário, de que adiante a Palavra de Deus (bíblia), se a mesma não está surtindo enfeito em nosso mundo? Hoje ou nos dias atuais, somos desencorajados a não questionarmos. A não fazermos valer os: "Por quê?" Se questionarmos somos do "Diabo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não concordo com vc sua opinião é sua opinião sim vc é espírito e escolha sua Deus deu o livre abito para escolher quei e eu ou vc para juga não cabe a mim juga respeito sua posição outra sim plantamos coisa boa colhemos coisa boa vc qui penca qui não surge efeito nois cristã tralha e para um grande Deus quantas pessoas sairo das droga quantas pessoas foi curada então como vc fala que não surge efeito vol deixa meu zap gosto de escutar e respeito tenho um grupo de zap várias pessoas várias religiões eu aprendo muito quei quise ai meu zap 71)87027686

      Excluir
  5. palavra abençoadíssima, tao abençoada que recebeu pedradas virtuais, mas para nossa alegria não se joga pedra em arvore que não da fruto. Fiquem com DEUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmão Paulo Vital, Deus é maravilhoso, que este Blog continue dando muitos frutos para Glória de Deus.
      Deus te abençoe sempre!

      Excluir
  6. Palavra maravilhosa, Deus abençoe !

    ResponderExcluir
  7. Palavra maravilhosa, Deus abençoe !

    ResponderExcluir
  8. How gloria q o Senhor continue abençoando meu irmão

    ResponderExcluir
  9. Estou passando no vale, e hoje o Senhor falou poderosamente comigo através dessa palavra, aprendi que preciso exercitar mais aunha fé em Cristo Jesus, continue meu irmão Claudinei sendo um vaso do Senhor, pois assim trará muitos ensinamento a quem necessita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus irmã Nath...
      Fico feliz que está mensagem tenha falado contigo.
      Que o Senhor nosso Deus te dê a vitória em nome de Jesus.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  10. Que benção hein! palavra forte, falou ao meu coração, Deus abençoe a vida do profeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus.
      Fico feliz que esta mensagem tenha falado contigo.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  11. Palavra abençoada. Que Deus continue te abençoando! Canal de Deus,Deus falou comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom João Vitor, Deus seja Louvado!
      Que o Espírito Santo continue ministrando ao coração.
      Deus te abençoe.

      Excluir
  12. Amém.... Obrigado Senhor por estas palavras que me levantou,e me fez enxergar o qnt maravilhoso o Senhor é. Fé é tudo que eu preciso,pra vencer todos os obstáculos que surgi em meu caminho. Basta uma palavra do Senhor.... Gratidão Senhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus seja Louvado!
      Fico feliz que está mensagem tenha falado contigo.
      Que o Espírito Santo continue ministrando ao teu coração.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  13. Bencao DEUS continue usando você pra trazer paz fe para nossas vidas através da PALAVRA de DEUS

    ResponderExcluir
  14. Quando leio a palavra de Deus ,ele me surpreende cada dia mais cm seus milagres e tamanha sabedoria...Deus é maravilhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade irmã! Deus é maravilhoso. Que o Espírito Santo continue ministrando ao teu coração.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  15. Amém
    Glória a DEUS que nós cada dia mais tem que confia em DEUS,que o SENHOR venha aumentar a minha a nossa FÉ a cada !
    Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade caro leitor!
      Nossa confiança tem que estar em Deus, o autor da nossa fé.
      Deus te abençoe .

      Excluir
  16. Palavra abençoada, me ajudou bastante para Honta e Glória do Senhor. Fica na PAZ.

    ResponderExcluir
  17. Tudo que vem direto da Palavra de Deus é bênção, Deus é fiel Ele sabe de todas as coisas, eu creio que essa palavra nos mostra o poder da fé da interseção na vida dos que estão presos nas cadeias do inimigo. Precisamos crer e orar pelos perdidos, pelos doentes, Deus quer liberta_los através da nossa fé

    ResponderExcluir
  18. Deus tem falado comigo através dessa palavra. Deus te abençoe meu irmão.

    ResponderExcluir
  19. A Paz Do Senhor Jesus Cristo!!

    Glória Deus por esta palavra e pela sua vida irmão. Deus falou fortemente comigo obrigada por deixar Deus te usar poderosamente. Que o mesmo vos abençoe e a toda tua família. Felicidades!!

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

A cura da mulher encurvada (Lucas13:10-17)

Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito...