segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Davi e Golias (1 Samuel 17:45)

Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.

1 Samuel 17:45

Todos enfrentamos lutas e dificuldades na vida, nesta hora devemos buscar forças Naquele que nos fortalece, ou seja Deus!!!

Davi nos ensina nesta história mesmo sendo tão jovem o que significa viver pela fé. Sua comunhão com Deus é algo que nos motiva a seguir em frente, a não ter medo das dificuldades e a confiar em Deus com todas as forças.

Quando o rei Saul foi rejeitado por Deus por causa da sua desobediência, Davi foi escolhido pelo Senhor como o novo rei de Israel, e não foi escolhido por causa da sua aparência, mas sim porque Deus sonda os corações.

Deus sonda os corações... E sabe da intenção do coração do homem, nada fica oculto diante Dele... E Davi tinha qualidades que somente Deus podia ver, e quando o profeta Samuel foi enviado por Deus a Belém e convidou a Jessé e seus filhos para o sacrifício, um culto ao Senhor, lemos que Davi não foi convidado pelo seu pai Jessé ( 1 Samuel 16 ), e ficou trabalhando, cuidando das ovelhas do seu pai . 

Mas Deus conhecia o coração de Davi, e ele só foi chamado depois que todos os seus irmãos passaram diante do profeta Samuel e Deus não havia escolhido nenhum deles, mas quando Davi chegou naquele culto, o Senhor o escolheu, e o óleo da unção foi derramado sobre a sua cabeça, e o poder do Espírito Santo se apoderou de Davi e o capacitou para grandes vitórias.

Talvez assim como Davi você esta sendo deixado de lado pelo o homem, mas não desanime, lembre-se Deus sonda o seu coração, continue firme e fiel ao Senhor Jesus Cristo, a sua hora vai chegar. 

O chamado do Senhor é algo sublime, quando somos escolhidos por Deus, somos capacitados para cumprir este chamado. E aprendemos a viver uma história com Deus, a cumprir a Sua vontade, ir até o fim, combater o bom combate, terminar a carreira e guardar a fé ( 2 Timóteo 4:7 ), e este tem que ser o nosso objetivo de vida.

A igreja do Senhor precisa de servos cheios do Espírito Santo, que vivam na dependência Dele,  que façam a diferença, que sejam corajosos, firmes e constantes e sempre obedientes a Sua Palavra.

Davi era um jovem que tinha uma história com Deus, ainda muito novo ele aprendeu a confiar no Senhor a tal ponto que pode enfrentar um leão e um urso ( 1 Samuel 17:34,35 ), uma coragem que vinha da sua dependência no Senhor.

Davi tinha um chamado muito grande, afinal de contas ele seria o próximo rei de Israel, mas mesmo assim se manteve humilde, e deixou Deus trabalhar sabendo esperar o tempo certo, e mesmo quando ele tinha a chance de fazer algo com as suas próprias mãos, não fazia, e soube esperar o tempo certo do Senhor, temos que aprender isto nas nossas vidas.

Davi era um trabalhador dedicado, e tudo o que ele fazia era com excelência, esperando a recompensa do Senhor.

Davi tinha uma unção tão grande que ao tocar sua harpa os demônios que atormentavam o Rei Saul saiam de imediato.

Davi tinha tanta comunhão com Deus, que ficou irado quando viu aquele gigante Golias afrontando os exércitos do Deus Vivo e se dispôs a enfrenta-lo.

E lembre-se que aquele gigante ficou durante 40 dias afrontando o exército de Israel pedindo um homem para lutar contra ele, e sabemos pelas medidas Bíblicas que ele tinha quase 3 metros de altura e era um guerreiro, ou melhor dizendo, o maior guerreiro dos Filisteus, o que deixou o rei Saul e todos os soldados com muito medo.

Os Filisteus tinham invadido as terras de Israel, tinham impedido os israelitas de terem espadas e lanças ( 1 Samuel 13:19 ), e ainda afrontava o exército de Israel com o gigante Golias querendo uma luta homem a homem, e o vencedor desta batalha venceria a guerra e o exército perdedor seria servo do vencedor.

O inimigo trabalha da mesma maneira nos dias de hoje... Ele se infiltra na vida das pessoas, tira todas as armas ( Coragem, Oração, Saúde, Alegria, Paz, Forças, Fé, etc... ), invade as suas terras ( Casa, Família, Emprego, Ministério, Casamento, Finanças, etc... ), algo que Deus te deu para desfrutar uma vida plena e feliz, e ainda por cima se apresenta como um gigante para te amedrontar, e muitos se sentem derrotados por esta situação.

Mas quero ministrar ao teu coração através desta mensagem, que você pode SIM vencer esta situação, qual é o gigante que tem se levantado contra a sua vida? Deus pode e quer te dar a vitória. Maior é Deus e fiel é Aquele que te prometeu, creia na Palavra e tome posse da tua vitória, se posicione como vencedor!!!

Davi quando chega naquele acampamento, e escuta Golias pela primeira vez fazendo aquelas afrontas quer enfrenta-lo e não demonstra nenhum medo, pelo contrario ele quer enfrentar Golias o mais rápido possível, ele não aceitava aquelas afrontas e queria mostrar para todos quem era o Deus de Israel.

Lembrando que Saul rei de Israel era o mais preparado para enfrentar Golias, porque ele era o mais alto em Israel ( 1 Samuel 9:2 ), mas o medo o deixou escondido. Assim como Saul todos os soldados daquele exército estavam apavorados e com muito medo.

Mas Deus tinha uma promessa na vida de Davi, que ele seria o próximo rei de Israel. 
E o que aconteceria se Israel perdesse aquela batalha? 
Não teria o próximo rei, porque os filisteus iriam dominar Israel. Mas há uma grande verdade em toda a Palavra de Deus... Ele não é o homem para que minta. Se Deus falou Ele vai cumprir.

Assim é nas nossas vidas, fique firme nas promessas do Senhor. 

Vamos meditar e entender através da Palavra e da Unção do Espirito Santo porque que Davi tomou esta atitude de fé, e porque que ele tinha tanta confiança e certeza de vitória:

* Davi tinha um chamado.
* Davi dedicou a sua vida ao Senhor.
* Davi era um adorador.
* Davi tinha um grande zelo pelas coisas de Deus.
* Davi soube esperar o tempo do Senhor.
* Davi se dispôs a lutar contra Golias e nenhum momento ele disse: Eu vou te derrotar... Mas sim Deus vai me dar a vitória, e eu vou a ti em Nome do Senhor dos Exércitos o Deus dos exércitos de Israel a quem você tem afrontado.
* Davi em nenhum momento chamou Golias de gigante, todos o viam de tal forma, mas Davi o enxergava como um adversário que tinha que cair por terra.
* Davi confiava plenamente em Deus que o tinha escolhido, e amava a Israel e queria protege-los tirando a afronta do meio deles.
* Davi não deu créditos as palavras negativas como: Você é muito jovem, não tem experiência, você não pode lutar.
* Ao contrário do que muitos pensavam, Davi tinha experiência SIM para enfrentar aquele gigante, afinal de contas ele enfrentou um leão e um urso, e era o mais preparado naquela multidão para enfrentar o Golias porque Deus o tinha escolhido.
* Deus permitiu o leão e o urso na vida de Davi para que ele chegasse até aquele momento preparado para batalha, as situações que passamos hoje talvez não entendamos, mas amanhã Deus dará a resposta de Paz, e entenderemos o agir de Deus.
* Davi não lutou com a armadura do homem (Saul), mas usou aquilo que Deus já o tinha capacitado para usar, ou seja, o cajado, o alforje e a funda junto com as 5 pedras escolhidas.
 * O gigante tombou diante de um jovem que aos olhos humanos não tinha condição nenhuma de vitória, mas era um jovem que tinha uma fé tão grande em Deus, que correu ao encontro do gigante e atirou a sua pedra e o derrotou, e o mais importante em tudo isto... Desde o inicio Davi já contemplava a sua vitória, e correu para ela e o nome do Senhor foi Glorificado.
* A vitória de Davi foi tão grande que moveu todo o exército de Israel a derrotar os Filisteus.

Não se glorie na sua vitória. Dê Glória a Deus!

O homem (Saul) fez promessas: Riquezas, casamento, isenção de impostos, e não cumpriu... Mas mesmo assim o servo de Deus permaneceu firme, olhando para o Alvo, crendo na promessa, e Deus honrou a sua fé mais adiante com todas estas coisas.

E você já ficou despontado com alguém? 
Falaram que iriam fazer e não fez? 
Assim como os filisteus que também não cumpriram o que tinham dito... Que se perdessem seriam servos dos israelitas. 

O homem pode falhar... Mas Deus nunca falha, Ele é Fiel.

Através da sua fé Deus pode te dar grandes vitórias, tudo é possível ao que crê, tome uma posição acredite no poder de Deus, não deixe o inimigo te assustar, não se intimide com o seu tamanho, Deus é maior.
Uma das funções do medo é de paralisar, deixar as pessoas impotentes e enfraquecidas.
Mas a fé tem a função de fazer as pessoas acreditarem, e quando acreditamos vencemos o medo e mais do que isto, a fé nos da forças para lutar e vencer. 
A fé nos leva a ação, e quando agimos os sonhos se tornam realidade.

E você diante das lutas que tem enfrentado, qual será a tua reação depois desta leitura?

Vai ficar com medo ou vai correr para sua vitória?

Tenha fé, a vitória já esta nas tuas mãos.

Se te mostrares fraco no dia da angústia, a tua força será pequena.

Provérbios 24:10


Jesus te ama

Claudinei Saldanha

Postagem em destaque

A cura da mulher encurvada (Lucas13:10-17)

Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito...