segunda-feira, 20 de julho de 2015

A cura da mulher encurvada (Lucas13:10-17)

Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas,
e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito anos. Ela andava encurvada e de forma alguma podia endireitar-se.
Ao vê-la, Jesus chamou-a à frente e lhe disse: "Mulher, você está livre da sua doença".
Então lhe impôs as mãos; e imediatamente ela se endireitou, e louvava a Deus.
Indignado porque Jesus havia curado no sábado, o dirigente da sinagoga disse ao povo: "Há seis dias em que se deve trabalhar. Venham para ser curados nesses dias, e não no sábado".
O Senhor lhe respondeu: "Hipócritas! Cada um de vocês não desamarra no sábado o seu boi ou jumento do estábulo e o leva dali para dar-lhe água?
Então, esta mulher, uma filha de Abraão a quem Satanás mantinha presa por dezoito longos anos, não deveria no dia de sábado ser libertada daquilo que a prendia? "
Tendo dito isso, todos os seus oponentes ficaram envergonhados, mas o povo se alegrava com todas as maravilhas que ele estava fazendo.

Lucas 13:10-17

Lemos nesta passagem, o poder de Jesus Cristo sendo manifesto na vida de uma mulher, que estava doente há 18 anos.

Uma enfermidade que não podia ser curada com remédios, ou através de um médico, porque estudando a Palavra aprendemos que o diabo, aquele que se levanta contra todos os servos de Deus, a mantinha aprisionada.

Imagine comigo a vida desta mulher... Vivia encurvada, olhando para o chão, e de modo algum podia se endireitar.

Deveria ser uma mulher de meia idade, que dezoito anos atrás vivia uma vida normal como qualquer pessoa, caminhava normalmente, corria, brincava, fazia os seus afazeres do dia a dia, mas que de uma hora para outra a sua vida mudou, o diabo a aprisionou e a deixou encurvada.

Muito sofrimento... E lembrando que o autor deste Evangelho foi Lucas, que era um médico.

Tudo mudou na vida desta mulher, se foi a alegria, provavelmente seus familiares muito preocupados com ela, tentou de todas as formas ajuda-la, mas ninguém descobria o que ela tinha.

Ela tinha tudo para desistir, e ficar em casa isolada, deprimida, afinal de contas andar era uma dificuldade, ficar em pé era muito difícil, e as muitas dores a incomodava. Mas há algo que podemos aprender com esta mulher... 

Ela estava na sinagoga!!!

As sinagogas para quem não sabe é um local onde os judeus se reúnem para estudar a Palavra de Deus, neste local eles oram, louvam e lêem a Bíblia. 
As sinagogas surgiram durante o cativeiro babilônico, quando os judeus longe do Templo em Jerusalém criaram estas casas de oração, e foi a forma encontrada para cultuar ao Senhor, e aprender a Palavra de Deus. 
Resumindo... Era e é ainda hoje a Igreja dos Judeus.

E entendo que esta mulher estava sempre na sua Igreja (sinagoga), ela cresceu naquela cidade e junto com a sua família, se reuniam naquele local para adorar a Deus.

As suas limitações não a impediam de ir adorar, ela amava estar naquele lugar, a Palavra alimentava o seu coração.

Mas você pode pensar, se ela estava presa pelo inimigo, como que ela conseguia forças para ir a igreja? 

O caso desta mulher era diferente dos casos de possessão demoníaca que estudamos na Palavra, ela estava presa através de uma enfermidade, ou para melhor entendimento...

Possuía uma enfermidade colocada no seu corpo por um espírito maligno, mas não estava possuída, ou seja, o inimigo não possuía o seu corpo.

Lemos na Palavra que Jesus não precisou expulsar o demônio, mas sim libertar aquela mulher através do Poder da Sua Palavra.

O inimigo colocou aquela enfermidade na sua coluna para tirá-la da presença de Deus. Mas como estamos estudando ela estava na igreja.

E neste dia tinha um pregador muito especial, o Messias em pessoa estava na sua sinagoga, e começou a ensinar... 
Cada Palavra que saia da boca do mestre entrava naquele coração sofrido e angustiado, mas ela estava quietinha no seu canto, separado dos varões como de costume, mas algo tremendo aconteceu...

Primeiro... Jesus olhou para ela! 

Como ela estava encurvada, acredito que não viu o Seu olhar, mas Jesus olhou para ela, e aquele olhar de amor a alcançou. 

Segundo... Jesus a chamou! 

E a voz do Mestre foi de encontro aquela mulher, que meio sem jeito, e com muita dificuldade foi até a frente no local onde Jesus estava, foram alguns passos, e acredito que o seu coração acelerou, afinal de contas ela já tinha ouvido falar dos milagres que eram feitos através de Jesus Cristo.

E apesar dela não ter procurado o Mestre antes de começar o culto e pedir uma oração, ela sabia que o seu milagre podia acontecer naquele instante.

Há meus caros leitores, como esta mulher sonhou com este milagre, quantas vezes ela orou pedindo a cura, e quantos oraram por ela!!!

E quando ela chega até Jesus! Recebe a Palavra que mudou a sua vida: "Mulher você esta livre da sua doença".

Terceiro... Jesus lhe impôs as mãos!

E o milagre aconteceu, ela imediatamente se endireitou.

Foi curada na hora. Jesus ordenou e o milagre aconteceu!!!

A reação desta mulher foi algo maravilhoso, porque ela curada começou a adorar a Deus, lembrando que não era permitido pelo homem uma mulher falar na sinagoga, mas aquela mulher estava tão feliz, que o coração saltava de alegria, ela endireitou a sua coluna, olhou para Jesus e glorificava, exaltava e engrandecia a Deus.

Imagino o sorriso no rosto de Jesus, a Sua alegria ao ver uma filha de Abrão liberta do cativeiro, todos deveriam estar feliz naquela sinagoga certo? 

Afinal de contas eles nunca tinham presenciado um milagre daquela grandeza.

Mas na verdade nem todos ficaram felizes, o chefe da sinagoga, aquele que deveria estar mais feliz, aquele que ensinava, pregava e orava, começou a repreender Jesus por ter curado no dia de Sábado! 
Como era infeliz este homem! 
A religião cegou os seus olhos e ele não pode entender o amor de Deus que estava naquele lugar.

Mas quando Jesus repreendeu aquele líder, todos os seus adversários ficaram envergonhado, e o povo dava Glória a Deus.

Jesus libertou da prisão, uma filha de Abraão que estava sofrendo, devolveu-lhe a alegria, e não somente o seu corpo físico foi curado, mas também a sua alma e o seu coração.

Esta mulher foi alcançada pelo Poder libertador de Jesus, assim entendemos pela fé, que o mesmo Poder esta disponível agora, basta você caro leitor buscar na fonte certa...

Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e será eternamente, Ele trabalha agora, Esta olhando para você, para suas lutas, e quer te ajudar a vencer as dificuldades, o homem não pode fazer muito por você, mas o nosso Salvador sim.

Ore, busque, medite na Palavra e confie, entrega o teu caminho ao Senhor, e o mais Ele fará.

Podemos tirar muitas lições desta passagem:

O inimigo esta sempre lutando para nos tirar da presença de Deus, ele vive buscando oportunidades para nos derrotar, uma brecha, uma fraqueza, um pecado não confessado, a própria Palavra nos ensina:

Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.
1 Pedro 5:8

Não é brincadeira, uma das grandes mentiras que circulam nos dias de hoje é aquela que diz que o diabo não existe, mas sim! Existe, e esta trabalhando muito para trazer destruição.

Então temos que vigiar e lutar com as armas que Deus nos deu, lutar no poder do nome de Jesus Cristo, e Este sim veio para nos dar vida e vida em abundancia.

Fique na presença de Deus, e se você estiver passando por lutas, saiba que não é o único, todos estamos, mas precisamos nos fortalecer, e isto só é possível na presença de Deus.

O diabo tem aprisionado muitas vidas através da enfermidade, muitos estão enfermos, e muitos não sabem a causa, existem muitas doenças que são de origem espiritual, não estou dizendo que toda enfermidade vem do diabo! Mas, muitas são. 

E estas enfermidades tem aprisionados muitas vidas através de espíritos malignos, que só podem ser combatidas através do Poder de Jesus Cristo, Ele quer te libertar desta prisão, te fazer livre, para viver uma nova vida.

Mas para isto é preciso estar sempre na presença de Deus, e a igreja é o local onde o Poder do Senhor opera, Jesus cura na igreja, liberta na igreja. Diz a Palavra que aonde estiverem dois ou três reunidos no nome de Jesus, ali Ele estará. Uma igreja comprometida com a verdade, que vive a Palavra tem autoridade para expulsar o mal da vida das pessoas e declara-la liberta no nome de Jesus Cristo, para Honra e Glória do Senhor nosso Deus. 

Muitos precisam de libertação, vidas estão sofrendo, estão sem forças, não conseguem ser feliz, não tem objetivo na vida, mas quero te dizer algo da parte de Deus caro leitor(a), você poder vencer esta situação, não na sua força, mas com a força de Deus.

Nem todos que precisam de libertação estão possessos, aprendemos nesta passagem que esta mulher possuía uma enfermidade por causa de um espirito maligno, mas não estava possessa por ele, ou seja, este espírito não possuía o seu corpo.

Mas de qualquer forma ela precisava ser liberta, muitos estão nesta situação nos dias de hoje, precisam ser libertos de uma enfermidade, de um vício, de um sentimento ruim, desejo de suicídio, falta de perdão, entre outros muitos males que tem assolado a humanidade, e todos estes males tem uma única fonte... O diabo, nosso adversário que tem lutado contra as nossas vidas.

Ou até mesmo servos de Deus valiosos, que estão na igreja, e tem buscado uma vitória, uma benção, uma cura, uma libertação, e tem lutado por meses, quem sabe anos, e já estão sem forças, e tem dito: Deus até quando terei que passar por esta situação?

Só posso te dizer que...

Deus é bom o tempo todo, e em todo o tempo Deus é bom. 

A mulher que estamos estudando sofreu por 18 anos, e foi curada no primeiro dia, ou para ser mais preciso, na única vez em que Jesus Cristo foi até a sua sinagoga, ela recebeu a benção. Mas preciso te dizer algo valioso, Jesus Cristo esta todos os dias nas nossas igrejas, e quer te abençoar da mesma forma.

Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus.
Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles".
Mateus 18:19,20


A sua hora vai chegar, não desista, fique firme, a sua fé vai fazer esta semente germinar, e vai nascer a tua benção. Você vai plantar e colher, porque Jesus esta agindo ao teu favor. Não olhe para trás, olhe para o alto.

Acredite Jesus esta olhando para você, Ele venceu na cruz do calvário, para te dar a oportunidade de ganhar a sua liberdade e a sua salvação.

E creia! Jesus libera a sua Palavra, para que você tenha vida no Seu Nome.

Jesus toca em você, para te tirar desta prisão, e te livrar desta aflição.

Saia para fora desta prisão. 

Jesus te liberta nesta hora, e pede para você olhar para frente, para o alto, nada de olhar para o chão cabisbaixo, chega de derrota, a muitas vitórias esperando por você.

Você precisa entender o amor de Deus...
Tomar posse da sua Palavra...
E crer em Jesus Cristo...

Estás disposto a acreditar?

Jesus te ama

Pb. Claudinei Saldanha




Postagem em destaque

A cura da mulher encurvada (Lucas13:10-17)

Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito...