domingo, 2 de agosto de 2015

A cura de Naamã ( 2 Reis 5:1 )

E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.
2 Reis 5:1

Naamã era um homem bem sucedido, que tinha conquistado muitos objetivos na vida, e na sua profissão era o general de um poderoso exército, e o melhor na sua área.

Estudando a Palavra aprendemos algumas características deste homem:

Capitão do exército, o primeiro dentre todos os soldados de guerra.
Um grande homem diante de seu rei.
Tinha o respeito de toda a nação.
Herói de guerra, vencedor de muitas batalhas.

O interessante nisto tudo é que apesar dele não ser Israelita, era o Senhor Jeová quem lhe ajudava nas batalhas.

Naamã não conhecia o Senhor, mas Deus o havia escolhido.

Era um homem que tinha tudo para ser feliz e realizado, mas havia um "porém" na sua vida. Diz a Palavra que ele era leproso.

Imagine comigo a dificuldade deste homem, o fato dele ter tido tanto exito em sua vida, nos mostra que teve que vencer muitos obstáculos para chegar no topo. Muito preconceito, muita desconfiança, o fato dele ser leproso mostra a força e a coragem de Naamã.

Os leprosos nesta época eram colocados de lado pela sociedade, eles tinham que viver separados dos demais, e não podiam se quer ter contatos com outras pessoas, e muitas vezes nem com a família.

E o fato de Naamã ter tido tanto exito profissional, mostra que ele não deixou ser abatido pela doença, e também não deixou a sociedade ou a cultura limitar a sua capacidade. Não sabemos com quantos anos ele ficou leproso, mas entendemos que a doença não o limitou, porque ele chegou ao topo na sua carreira.

Mas faltava algo para este homem, apesar de ser bem sucedido em tudo o que fazia, esta doença o incomodava. Faltava algo.

Naamã nos faz olhar para nós mesmo, para a nossa vida, para nossa carreira, e nos faz entender que podemos ir além, mais longe, se tivermos vontade, competência e principalmente Deus ao nosso lado. Obstáculos existem para serem superados.

Naamã também nos faz pensar neste "porém", que muitos de nós temos na vida.

Por exemplo:

Ele é realizado profissionalmente, porém o seu casamento é um fracasso.
O seu casamento é muito feliz, porém passam por muitas dificuldades financeira.
Tem um ministério próspero, porém seus filhos não estão na presença de Deus.
Tem um casamento feliz, uma vida financeira boa, porém a sua saúde esta fraca.

E tantos outros "porém" que poderíamos relatar, mas a história de Naamã nos traz alguns ensinamentos...

Ele acreditou numa mensagem que vinha da parte de Deus:

E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.
E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.

2 Reis 5:2,3

A fé desta menina também é digna de nota, ela fora levada cativa da sua terra, e foi feita escrava, porém não esqueceu de seu Deus, e vendo o sofrimento de Naamã, contou para a esposa dele que tinha um profeta em Samaria, que era muito usado por Deus.

Lembrando que até este momento Naamã não conhecia o Senhor de andar com Ele, mas a mensagem desta menina foi de encontro a sua necessidade, ele acreditou que Deus podia usar o profeta para curar a sua enfermidade.

E ele fez uma jornada de fé:

Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.
Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas.

2 Reis 5:4,5

Ele acreditou e foi atrás da sua benção, no seu país ele provavelmente já tinha gastado uma fortuna com médicos, curandeiros, falsos deuses...
E levou uma verdadeira fortuna para o profeta Eliseu, que calculando em valores de hoje daria alguns milhões de Reais. Mas o nosso Deus é diferente, os homens de Deus de verdade são diferente, não se ilude com dinheiro porque o seu ministério não esta a venda.

Um verdadeiro homem de Deus, comprometido com a Palavra não vende a sua unção, e também não pede fortunas para usar os seus dons, porque reconhece que não tem preço e foi Deus quem deu, e o Senhor é quem determina o uso destes dons. É Deus quem direciona o seu ministério.

O homem de Deus sabe que digno é o obreiro do seu salário, mas quem dá o salário é o Senhor. O homem de Deus não faz o preço, de graça recebeste de graças dai.

Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
Mateus 10:8

Precisamos clamar ao Senhor e pedir misericórdia como igreja, para que se levante nesta geração homens e mulheres de Deus com a atitude e o compromisso de Eliseu, que não põe o seu ministério a venda, e nem se ilude com dinheiro.

Mas Naamã estava prestes a ter um grande encontro com Deus.

Mas primeiro ele teve que aprender uma lição sobre humildade:

Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.
Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.
Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.
Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.
2 Reis 5:9-12

No caminho para Israel Naamã imaginava consigo mesmo como seria este encontro com o profeta, que ele se colocaria de pé diante de Naamã, invocaria o nome do Senhor, colocaria a mão no lugar da enfermidade e ficaria curado.

Ele teve que aprender que Deus trabalha da maneira Dele, e não como nós queremos ou determinamos, o agir de Deus é Soberano e Único.

Naamã teve que aprender a ser humilde. 
Pela sua posição achou que o profeta iria dar muita atenção para ele, mas o homem de Deus não foi até ele, porém mandou um mensageiro com a mensagem para  se lavar no Jordão sete vezes, depois disto seria curado.

Acredito que Naamã ficou indignado pelo fato de não ter visto o profeta, e se sentiu desprezado, um homem com a sua reputação, precisava de mais atenção, imaginava ele!. 
Mas Deus já estava tratando com o seu orgulho, com a sua soberba, isso mesmo! Apesar de tantas qualidades, ele precisava ser humilde, e para isto tinha que obedecer a palavra do profeta.

Não foi fácil para ele obedecer, mas no final das contas ele se rendeu e obedeceu:

Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.
2 Reis 5:14

Naamã desceu até o Jordão, tirou a sua armadura, se despiu de suas vestes, e na frente de todos os seus servos e soldados, tirou todas as ataduras que cobriam a lepra, foi muito difícil para ele, mostrar a sua enfermidade para todos, mas por causa da obediência saiu do rio vitorioso, com aquilo que foi buscar, ou seja a cura, e muito mais, conheceu o Deus verdadeiro.

Como é bom obedecer, é melhor do que sacrifícios, se tem algo que agrada a Deus é a obediência, Naamã aprendeu e recebeu a vitória.

Naamã ainda tentou dar presentes para o profeta Eliseu o que foi recusado.

Geazi ajudante de Eliseu foi seduzido pela riqueza e pagou um preço alto (2 Reis 5:20-27). Ficou leproso, sua descendência ficou leprosa, tudo isto porque foi seduzido pelas riquezas.

Naamã teve um encontro com Deus. Foi curado, e se converteu.

Deus tinha uma obra na vida de Naamã, e o havia escolhido.

Da mesma forma acredite, Deus tem uma obra na sua vida, Ele te escolheu. 
Assim como Naamã, talvez tenha algo na sua vida que precisa ser tratado, curado ou restaurado. Faça a sua jornada de fé, acredite na mensagem de Deus para sua vida. 

Aceite esta mensagem como uma orientação de Deus para sua vida. 
Saiba que o Senhor Jesus Cristo quer te abençoar. Mas para isto, você precisa fazer a sua parte, sua jornada de fé, que é busca-lo de todo o seu coração. 

Você precisa aprender a obedecer a Palavra de Deus, sozinho é muito difícil, mas há homens e mulheres de Deus que podem te ajudar, obreiros valorosos(a) comprometidos com a Palavra, vá para uma Igreja comprometida com a verdade, pede para o Senhor te orientar.

Seja humilde, reconheça as suas fraquezas e se humilhe na presença do Senhor, este é o teu rio Jordão, onde você desce e Deus te restaura. Onde você reconhece as suas limitações e aceita a ajuda do Senhor e sua orientação, como resultado disto tudo, você recebe a vitória.

Quando encontramos o Senhor nesta jornada de fé, nossa vida se torna completa, plena, feliz. 

Acredite Deus tem uma obra na sua vida.

Jesus te ama.

Pb. Claudinei Saldanha





https://www.youtube.com/watch?v=gITPlB678H8


  


Postagem em destaque

A cura da mulher encurvada (Lucas13:10-17)

Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito...