segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

O Sacrifício de Isaque ( Gênesis 22:1:12 )

Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: "Abraão! " Ele respondeu: "Eis-me aqui".
Então disse Deus: "Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei". ( Gênesis 22:1-2 )

Sempre que leio esta passagem das Escrituras fico pensando na Fé de Abraão. E aprendo que nem mesmo o homem, que é chamado de pai da fé ficou isento de passar por dificuldades e sofrimentos.
Na minha opinião é um dos momentos de maior dificuldade que alguém já passou na Bíblia Sagrada. 

E sendo pai consigo imaginar, mesmo que por um instante o sofrimento que Abraão enfrentou.
O Espírito Santo de Deus ministra aos nossos corações, que Deus esta no controle de todas as coisas, e no primeiro versículo diz que Deus pôs Abraão a prova. E vamos estudar nesta poucas linhas, o que isto significa, e tirar alguns ensinamentos para as nossas vidas, e confiar na soberania de Deus, e como Abraão crescer em fé.
Deus prova a quem ama, e quando vem da parte Dele com certeza é para crescimento. Nas dificuldades aprendemos a confiar no Senhor, Abraão foi provado e aprovado, e pode testemunhar com seus próprios olhos o agir de Deus.  
Abrão foi chamado, comissionado e capacitado por Deus, para viver uma promessa que se estende até hoje, porque através de Abraão e da sua semente, da qual nasceu Jesus Cristo são abençoadas todas famílias da terra.
Deus permitiu que Abraão passasse por momentos difíceis! Andou por uma terra que ele não conhecia, saiu do meio da sua parentela, sua esposa era estéril, enfrentou exércitos para salvar o seu sobrinho Ló, teve medo, teve que encontrar água no deserto cavando poços. Mas em todos este momentos ele pode ver o agir Deus. 

Deus no controle sempre!
Mas o momento de maior sofrimento foi quando Deus o pôs a prova, pedindo o sacrifício de seu filho querido e amado. Nascido quando ele tinha cem anos e sua esposa também avançada em idade, na casa dos noventa anos.
Mas o que me impressiona é a fé de Abraão, ele não questiona, não murmura, a única coisa que ele diz é " Eis-me aqui "...
As vezes nas nossas vidas surge alguns questionamentos, como " Porque Senhor ", ou " Onde estou errando ", ou até mesmo " Deus se esqueceu de mim ". 
Estes questionamentos surgem quando não entendemos a situação que estamos passando, somos ensinados que na vida do Cristão sempre tem que dar tudo certo e recebemos mensagens do tipo: A porta vai se abrir, o milagre vai chegar, receba a cura, receba a casa, receba o carro, receba a promessa, receba, receba e receba...
Tudo isto Deus pode fazer, Ele tem o controle de todas as coisas... Mas nós ministros do evangelho erramos quando não preparamos a igreja para os momentos de dificuldades, e a verdade é que serão muitos! Faz parte da natureza humana desde que saiu do Éden passar por tribulações.
Estamos em guerra o tempo todo...  O choro vem, a angustia vem, mas...
Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Salmo 46:1
 E precisamos estar preparados para estes momentos, a Bíblia nos ensina como enfrentar estes momentos. Este episódio na vida de Abraão é um excelente exemplo de como passar por estes momentos, glorificando o nome do Senhor.
Para vencer uma guerra é necessário treinamento, eu por exemplo não entendo nada de armas, ou armamentos, e se me colocarem numa guerra sem preparo, com um lança foguetes na minha mão, e no meio da batalha eu tiver que abater um helicóptero ou um tanque, eu não vou conseguir, não sei usar, preparar ou atirar, e com certeza vou acabar morrendo, porque não estou preparado. Vou ter uma arma poderosa nas mãos e não vou saber usa-la!
Na vida acontece algo semelhante e muitos estão morrendo, porque não estão preparados para vencer as dificuldades que vem pela frente. Creia Deus te capacita para vencer.

A Bíblia é uma arma poderosa, mas temos que saber como usa-la!
Abraão venceu e nos deixou um exemplo magnifico de fé.
Na manhã seguinte, Abraão levantou-se e preparou o seu jumento. Levou consigo dois de seus servos e Isaque seu filho. Depois de cortar lenha para o holocausto, partiu em direção ao lugar que Deus lhe havia indicado.No terceiro dia de viagem, Abraão olhou e viu o lugar ao longe. Disse ele a seus servos: "Fiquem aqui com o jumento enquanto eu e o rapaz vamos até lá. Depois de adorarmos, voltaremos". ( Gênesis 22:3-5 )
Abraão não tinha uma Bíblia na mão como temos hoje, e também não tinha outros exemplos de fé para seguir, mas tinha confiança absoluta no Deus que o chamou.

Hoje sabemos que Deus não aceita sacrifícios humanos como os deuses daquela época, e Abraão também tinha essa certeza, e sabia que um milagre iria acontecer, mesmo que ele sacrificasse o seu filho, Deus iria ressuscita-lo dentre os mortos, por isso ele diz " Depois de adorarmos, voltaremos ".
Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar; E daí também em figura ele o recobrou. ( Hebreus 11:17-19 )
Que exemplo de fé, Abraão confiava em Deus e sabia que a promessa era verdadeira, e ela iria se cumprir em Isaque.
Neste momento de provação Abraão tinha duas escolha a fazer.
Cumprir a vontade de Deus e sacrificar Isaque, ou, desobedecer a Deus e poupar Isaque...
Mas ele escolheu obedecer... Porque obedecer era o mais importante para Abraão.
O que eu aprendo com tudo isto?
Que muitas vezes colocamos a promessa na frente de Deus! E somos provados para que a nossa confiança em Deus seja restabelecida.
Muitas vezes servimos a Deus pelo Isaque (promessa) que Ele nos dá! A promessa da cura, da vitória, das bençãos que receberemos pela fidelidade de Deus, servimos pelo casamento que pode ser restaurado, ou pelo filho que precisa ser resgatado das drogas, ou pela libertação do marido que é alcoólatra, e tantas outras coisas que daria uma lista infindável de vitórias que precisam ser alcançadas!

Mas aprendemos que:
Abraão não servia a Deus por causa do Isaque que o Senhor dá! 

Abraão servia o Deus que dava o Isaque... 

Entendeu a diferença? 
Primeiro Deus, acima de tudo, as demais coisas vão sendo acrescentadas.
Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.  (Salmo 37:3-5 )
Sempre enfrentaremos dificuldades na vida... 

Em certas situações o Senhor nos prova, em outras sofremos por causa dos nossos erros e atitudes, outras vezes somos traídos por pessoas a nossa volta, e tem situações que somos tentados pelo inimigo das nossa almas e pecamos, e o pecado gera morte.
Mas temos que entregar o nosso caminho ao Senhor! 
Temos que nos deleitar no Senhor, e não nos desejos do nosso coração. 
Sirva o Deus que te abençoa e te guarda.
Outro fato importante no caso de Abraão era que ele poderia ter dito para Deus! 
Senhor qualquer coisa menos o Isaque...  
Mas se ele fizesse isto, ele não seria aprovado... 
Porque Isaque estaria em primeiro lugar, e não Deus.
O Espírito Santo ministra e sonda os nossos corações, e traz a nossa mente o que é prioridade em nossas vidas. Que Deus seja o primeiro, acima de todas as coisas.
Aprendo nesta história uma lição muito importante... 

Quando estou disposto a entregar o meu Isaque para Deus, ou seja quando estou disposto a entregar tudo para Deus... 

A minha vida, os meus sonhos, as minha promessas, a minha família, os meus projetos... 

Quando eu entrego tudo nas mãos de Deus... 

Deus me abençoa sem medidas, porque no meu coração Deus é o Senhor, fazendo ou não fazendo, abençoando ou não, curando ou não, abrindo portas ou não, eu confio Nele de todo o meu coração.
Quando eu entrego tudo nas mão de Deus, Ele faz o melhor na minha vida...
Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho. Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: "Abraão! Abraão! " "Eis-me aqui", respondeu ele. "Não toque no rapaz", disse o Anjo. "Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho. " ( Gênesis 22:9-12 )

A Fé de Abraão mais uma vez mostrou o caminho da vitória, ele creu e obedeceu!
Deus o aprovou, e proveu um sacrifício no lugar de Isaque. E como Abraão acreditava voltou para casa com o seu filho amado.

Mas tenho que lembrar para os queridos leitores, que na mesma região onde Abraão iria sacrificar Isaque, muito tempo depois, Deus o Pai sacrificaria o Seu Filho Jesus Cristo pelos pecados de toda humanidade, Jesus levou a nossa cruz até o monte calvário e ali se entregou por nós. 

Isaque levou a lenha, Jesus Cristo a cruz.
Isaque e Abraão caminhou três dias até o local do sacrifício, Jesus Cristo morreu e por três dias esteve morto, e ao terceiro dia... Ressuscitou!

Para Isaque Deus proveu um substituto, mas para Jesus não, Ele é o cordeiro que tira o pecado do mundo! 

Jesus Cristo morreu por nós, pagou o preço pelos nossos pecados e ao terceiro dia ressuscitou, e esta a destra de Deus.

Hoje Jesus te dá vida, se você ainda não o fez! Aceite-o como seu Salvador, Ele esta e braços abertos para te receber, entregue a tua vida para Ele.

E você que já entregou a vida para Jesus! Permaneça firme, e ande pela fé, como Abraão. 

E viver pela fé não é pedir algo para Deus, muitas e muitas vezes até receber... 
É muito mais profundo que isto... 
É confiar em Deus em todos os momentos, sejam eles bons ou ruins, acreditando que Deus conduz as nossas vidas, e tem o controle sempre.

Acredite.


Deus te abençoe e te guarde.

Pb. Claudinei Saldanha


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A cura da mulher encurvada (Lucas13:10-17)

Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito...