quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

A História de Rute (Rute 1:1-5)

 



 

O livro de Rute é bem curtinho, tem apenas 4 capítulos, dá pra ler de uma vez só e reler várias vezes.

Vamos a história...

Na época dos juízes houve fome na terra. Um homem de Belém de Judá, com a mulher e os dois filhos, foi viver por algum tempo nas terras de Moabe.

O homem chamava-se Elimeleque, sua mulher Noemi e seus dois filhos Malom e Quiliom. Eram efrateus de Belém de Judá. Chegaram a Moabe, e lá ficaram.

Morreu Elimeleque, marido de Noemi, e ela ficou sozinha, com seus dois filhos.

Eles se casaram com mulheres moabitas, uma chamada Orfa e a outra Rute. Depois de terem morado lá por quase dez anos,

Morreram também Malom e Quiliom, e Noemi ficou sozinha, sem os dois filhos e o seu marido.

(Rute 1:1-5)

Através da história podemos ver que Elimeleque e Noemi foram moram em Moabe por causa da grande fome, que se abateu na sua terra e lá seus filhos se casaram, encontram suas esposas, sendo uma delas Rute, moabita.

Mesmo Noemi ficando viúva, ela ainda tinha os dois filhos, agora casados que poderiam gerar filhos e assim dar sustento a família e continuidade a geração.

Mas não foi isso que aconteceu, os filhos de Noemi também morreram e ela se vê sozinha com suas noras.

Naquela época era muito difícil ser uma mulher sozinha, as mulheres tinham poucos direitos, inclusive ao trabalho, então Noemi abriu a oportunidade para que Rute voltasse a terra da sua família, assim lá em Moabe ela teria quem a sustentasse e Noemi iria para Judá onde seria sustentada pelo seu povo.

Assim ela, com as duas noras, partiu do lugar onde tinha morado. Enquanto voltavam para a terra de Judá.

Noemi disse às duas noras: "Vão! Voltem para a casa de suas mães! Que o Senhor seja leal com vocês, como vocês foram leais com os falecidos e comigo.

O Senhor conceda que cada uma de vocês encontre segurança no lar doutro marido". Então deu-lhes beijos de despedida. Mas elas começaram a chorar bem alto

e lhe disseram: "Não! Voltaremos com você para junto de seu povo! "

Disse, porém, Noemi: "Voltem, minhas filhas! Por que viriam comigo? Poderia eu ainda ter filhos, que viessem a ser seus maridos?

Voltem, minhas filhas! Vão! Estou velha demais para ter outro marido. E mesmo que eu pensasse que ainda há esperança para mim — ainda que eu me casasse esta noite e depois desse à luz filhos,

iriam vocês esperar até que eles crescessem? Ficariam sem se casar à espera deles? De jeito nenhum minhas filhas! Para mim é mais amargo do que para vocês, pois a mão do Senhor voltou-se contra mim! "

Elas então começaram a choram bem alto de novo. Depois Orfa deu um beijo de despedida em sua sogra, mas Rute ficou com ela.

Então Noemi a aconselhou: "Veja, sua concunhada está voltando para o seu povo e para o seu deus. Volte com ela! "

Rute, porém, respondeu: "Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!

Rute 1:7-16

Pra mim uma das histórias mais marcantes da Bíblia. Uma nora que larga tudo para cuidar da sua sogra.

Rute era uma mulher moabita que se casou com um homem israelita chamado Maiom. Porém, tragédias se abatem sobre ela e sobre a família, pois seu marido e o irmão dele morreram, assim como seu sogro, deixando ela sem filhos e viúva, tal qual sua sogra.

Sua sogra então decide voltar a sua terra natal.

Noemi encorajou e insistiu várias vezes para que Rute e sua cunhada, Orfa, voltassem as suas famílias de origem, em Moabe, mas Rute se recusou.

Totalmente decidida ela diz a seguinte frase: “O Teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rute 1:16) isso demonstra profunda lealdade da parte dela.

Rute faz a maior e melhor escolha da vida dela, ela ainda não sabia o que iria acontecer mais a frente na sua vida, mas ela escolhe o Senhor Deus, Deus de Israel como o seu Deus.

Assim Rute acompanhou Noemi. Noemi tinha um parente por parte de seu marido, era um homem rico e influente e Rute começou a trabalhar nos campos desse homem chamado Boaz. Ela trabalhava no campo recolhendo espigas, esse era um trabalho pesado, debaixo do sol, mas Rute não se intimidou em trabalhar, e trabalhar pesado.

Ele notou sua presença e ficou sabendo do seu cuidado com sua sogra Noemi e a protegeu.

Quando damos o nosso melhor e cuidamos das pessoas que amamos e estão mais próximas de nós, isso pode ser notado pelas pessoas que estão a nossa volta.

A lealdade de Rute para com a sua sogra é algo surreal. Apesar de estar diante de uma situação de extrema dor, Rute reage de uma forma muito prática. Rute deixa suas próprias emoções de lado e necessidades para trabalhar e amar, servindo aquela a quem tanto amava, sua sogra.

Esse assunto de sogra é tão complicado de se falar, quantas pessoas não honram suas sogras enquanto seus maridos estão vivos, imagina então depois de viúvas, muitas de nós, não pensaríamos duas vezes em largar a sogra e voltar para nossa família de origem.

            Com o tempo Boaz se tornou alguém especial para Rute e Noemi, casou-se com Rute garantindo assim um futuro para elas.

Rute e Boaz tiveram um filho, chamado Obede, que se tornou um homem importante da genealogia de Jesus.

A história de Rute é marcada por força e determinação. Ela demonstrou isso quando se recusou a abandonar sua sogra, mesmo diante das adversidades, e da morte de seu marido, ela permanece fiel e inabalável ao lado de sua sogra.

Em meio as incertezas, Rute demonstra uma coragem admirável, ela deixou sua terra e seguiu com Noemi, mudança de vida drástica, para cuidar e apoiar sua sogra, a quem muito amava.

Rute demonstra determinação em buscar um futuro melhor para elas duas, o que levou ela a ir trabalhar, e trabalhar muito nos campos, mesmo em circunstancias difíceis.

Ela não ficou esperando ninguém resolver o seu problema, ela coloca os seus sentimentos, seu luto de lado, deixa de lado sua própria dor para trabalhar e sustentar a ela e a sua sogra.

Outra coisa que me chama atenção na história de Rute é a capacidade de liderança, ela faz isso de uma forma sutil, mas totalmente inteligente.

Mais pra frente, no novo testamento podemos ver que a liderança é um dom, inclusive tem estudos sobre isso aqui no blog.

 Ela vai trabalhar, ela vai “à luta”, e chama atenção de Boaz, um homem de grande influência, conquistando assim respeito e proteção.

Boaz viu nela uma mulher corajosa, trabalhadora, honesta, fiel a seus princípios e valores e que não abandona a família por nada.

A confiança que ela tem em Noemi é admirável, ela segue os conselhos de sua sogra ao procurar por Boaz na eira, coragem para quebrar protocolos de uma tradição que mudaria o curso de suas vidas.

Uma mulher jamais poderia se achegar a homem algum, mas Rute precisava chamar a atenção de Boaz.

Rute não pensa duas vezes em fazer o que ela considerava o certo a ser feito, Rute demonstra seu amor cuidando, sorrindo, trabalhando pelos seus.

Em breve vou contar aqui a história de Ester, que também teve que chamar a atenção do rei e conquistar seu lugar de confiança.

No final, Rute colhe os frutos do que plantou, uma atitude corajosa tornou-a uma mulher honrada e abençoada por Deus.

Uma mulher sábia que usou toda a sua força e sabedoria e colheu frutos bons.

Temos que escolher todos os dias o que estamos plantando e o que queremos colher, não adianta nada você semear ódio, egoísmo, porque um dia você vai colher isso também, uma pessoa sábia tem que estar ciente dos seus atos, de como vai impactar as pessoas que estão ao seu redor e assim colherá bons frutos.

Como mulher posso afirmar que a mulher sábia descrita ali em provérbios faz toda a diferença em nosso lar e em nossa sociedade.

Uma mulher agitada, que grita, explosiva, com certeza vai inflamar todos que estão a sua volta. Mas se você traz paz, tranquilidade ao falar, paciência, isso também reflete nas pessoas que estão com você.

Já ouviu a expressão que diz: Uma laranja estragada contamina todas as outras... pois bem, uma pessoa mau humorada ou rancorosa pode contaminar o ambiente todo.

Tudo teria sido bem diferente se ela tivesse escolhido viver seu luto ou voltar para sua terra natal.

Isso nos ensina que a vida cristã não será ausência de problemas, teremos lutas sim, mas se escolhermos caminhar com o Senhor, Ele sempre cuidará de nós, pode até estar doendo, mas Deus é que nos dá a paz que excede todo entendimento e jamais deixará abandonado um escolhido seu.

Essa história nos ensina a ter um temperamento equilibrado, acredito que o amor e a fé são duas ferramentas essenciais para enfrentarmos as adversidades da vida e alcançarmos nossos objetivos.

Temperamento equilibrado é buscar com afinco o fruto do Espírito Santo descrito em gálatas 5:22-23 “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.” Essas 9 coisas juntas são o fruto do Espírito.

Amor não é um sentimento, amor é uma decisão. Eu decido amar, decido estar junto até o fim, decido não desistir, não abrir mão. E a fé é acreditar em Deus acima de todas as coisas, acreditar no invisível aos olhos humanos, mas possível no mundo sobrenatural, é dar um passo onde não tem chão tendo a certeza que Deus proverá.

“A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” (Hebreus 11:11).

Fique com essa palavra em seu coração, espero que você tenha se emocionado com essa história assim como eu e leve os ensinamentos para a sua vida.

 

E nunca se esqueça... Jesus Cristo te ama!

 

Diaconisa Marina Saldanha

 

 

 

 

 

 

Um comentário:

  1. Obrigado por compartilhar sua perspectiva perspicaz sobre este tópico!

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

A cura da mulher encurvada (Lucas13:10-17)

Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito...