sábado, 31 de março de 2012

Você esta cheio do Espírito Santo?(Efésios 5:18)



E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;
Efésios 5:18




Você esta cheio do Espírito Santo? Uma pergunta séria que deve ser feita por todos os servos de Deus, precisamos buscar mais a Sua presença e não deixar que a frieza espiritual tome conta de nossas vidas.

A presença do Espírito Santo é muito forte em toda Palavra de Deus, vemos o Espírito Santo agindo desde o inicio:

No princípio criou Deus os céus e a terra.

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
Gênesis 1:1-2


Aprendemos que desde o início o Espírito Santo está em movimento, agindo desde a criação, depois ungindo e capacitando muitos servos de Deus, usando-os com grande poder na sua obra.

Chegamos no Novo Testamento e vemos o mesmo Espírito Santo preparando o nascimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo:

Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.
Mateus 1:18

E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;

Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
Mateus 1:21-23


Vemos o Espírito Santo agindo fortemente na vida Jesus em todo o seu ministério:

E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
Mateus 3:16-17


Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
Mateus 4:1


E podemos ver também nas próprias palavra de Jesus, uma promessa que se cumpre até os dias de hoje:

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
João 14:16-18



Somente com este poucos versículos podemos glorificar a Deus, pois sabemos que o Espírito Santo esta agindo ao nosso favor.

Aprendemos pelos os ensinamentos Bíblicos que devemos ser cheios do Espírito Santo, e aprendemos que Jesus e o Espírito Santo trabalhavam juntos, e o Consolador quer ter intimidade conosco, pois a presença Dele tem que ser real em nossas vidas.

Aprendemos também em Efésios 5:18, que a Palavra nos dá uma direção, uma ordenança para sermos cheios do Espírito Santo, pois só teremos uma vida plena com Deus através da unção de Deus.

Sabemos que todos os filhos de Deus tem o Espírito Santo, pois somente através do Consolador é que temos condições de adorar a Deus em espírito e em verdade. Mas
Bíblia nos ensina:


Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
Atos 1:5


Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
Atos 1:8


O Batismo com o Espírito Santo deve ser buscado por todos os que seguem a Jesus, tal como foi com os discípulos em Atos capitulo 2, onde diz:

E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;

E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.

E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
Atos 2:1-4


Devemos buscar esta promessa de ser revestido do Poder de Deus, poder este que nos leva além, que pega o medroso e o transforma em homem valente, que pega o pequenino e o faz derrotar gigantes, vemos a transformação na vida dos discípulos depois do pentecostes, homens e mulheres que levaram a mensagem do Evangelho até os confins da terra, as mesmas pessoas que outrora estavam trancados numa casa com medo, agora através do Poder de Deus estavam falando de Jesus, e declarando que Jesus é o Salvador.

Mas tem um detalhe que as vezes passa por despercebido, mesmo depois do batismo com o Espírito Santo não podemos deixar esta chama se apagar como diz a Palavra:

Não extingais o Espírito
1 Tessalonicenses 5:19



Um versículo pequeno, mas com uma verdade muito grande, não podemos deixar a chama do Espírito Santo se apagar dentro de nós, e lembrando que o Espírito Santo é muito mais que uma fonte de Poder, Ele é uma pessoa, Ele é Deus e habita de Dentro de nós.
Para entendermos completamente o que o Apóstolo Paulo tinha em mente que pediu para igreja "não se embriagar com vinho, mas enchei-vos do espírito", precisamos ler esta mensagem com muito cuidado e dedicação, começando em Efésios capitulo 4:17 e terminando em Efésios capitulo 5:21, somente assim de uma forma abrangente poderemos entender o propósito deste texto.

Vamos estudar um pouco a primeira parte do versículo Efésio 5:18 que diz " Não vos embriagueis com vinho, em que há contenda"

Se embriagar com vinho hoje para nós significa se contaminar com as coisas do mundo, para sermos cheios do Espírito Santo temos que nos separar do mundo.

Agora vamos meditar um pouco a partir de Efésios 4:17-19 que diz:

E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.

Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;

Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.
Efésios 4:17-19

Primeiramente Paulo alerta a igreja a viver em santidade, Paulo estava alertando a igreja que o mundo estava tentando se infiltrar no meio deles, e que somente a santidade poderia manter a igreja afastada do mundo, hoje não é diferente, o mundo tenta de todas as formas seduzir o povo de Deus, mas somente se estivermos cheios do Espírito, e se esta chama  estiver acesa é que poderemos vence-lo.

E resumindo este texto, vemos muitos males que tentam se infiltrar na igreja, vejamos a lista:

* Vaidade de sentidos, pensamentos sem valor (4:17)
* Mentes na escuridão (4:18)
* Vícios (4:19)
* Mentira (4:25)
* Ira prolongada (4:26)
* Dar lugar ao diabo (4:27)
* Roubo (4:28)
* Palavras torpes, palavrão (4:29)
* Entristecer o Espírito santo (4:30)
* Amargura, ira, cólera, gritaria, blasfêmia, malícia(4:31)
* Prostituição, impureza, avareza(apego excessivo a riquezas) (5:3)
* Palavras indecentes, coisas tolas e sujas (5:4)
* Fornicador, impuro, avarento (5:5)

Vemos caro leitores que a lista é grande, e muito séria, Jesus quando vier buscar a sua igreja, Ele vira buscar uma Igreja Santa, que vive separada do mundo.

Os servos de Deus tem que vigiar.

O que acontecerá se quando Jesus voltar e encontrar seus servos por exemplo com vícios, como bebida, prostituição drogas etc....

O que acontecerá se quando Jesus voltar e encontrar seus servos na mentira, vivendo no erro.

O que acontecerá se quando Jesus voltar e encontrar seus servos no roubo, ganhando a vida com coisas erradas, falando palavrão, vivendo na prostituição.

O que acontecerá se quando Jesus voltar encontrar jovens fazendo sexo antes do casamento e etc, etc, etc.

 A Palavra de Deus é muito séria em relação ao pecado, e temos que entender que o que erá pecado a 2 mil anos atrás continua sendo pecado hoje.

Por outro lado neste mesmo texto em contraste com o pecado, nos ensina sobre a transformação na vida do crente:

* Se revestir do novo homem (4:24)
* Falar a verdade (4:25)
* Trabalhar honestamente, e ajudar os necessitados (4:28)
* Palavras boas para promover edificação (4:29)
* Crente não deve entristecer o Espírito Santo (4:30)
* Ser benigno, misericordioso, perdoador (4:32)
* Imitador de Cristo (5:1)
* Andar em amor (5:2)
* Ações de graça (5:4)
* Herdeiros do Reino de Deus (5:5)
* Somos luz (5:8)
* Temos o fruto do Espírito Santo (5:9)
* Ser prudente no andar (5:15)
* Aproveitar bem o tempo (5:16)
* Ser cheio do Espírito (5:18)
* Louvar a Deus através de Salmos, Hinos e cânticos espirituais (5:19)
* Dando sempre graças a Deus (5:20)
* Sujeitando uns aos outros (5:21)

Precisamos deixar o Espírito Santo agir em nossas vidas, pois vemos que ele sempre trabalhou desde o inicio dos tempos (Gn 1:2), vemos que Jesus realizou seu ministério na unção do Espírito Santo ( Lucas 4; Lucas 5:17).

Os 120 no pentecostes foram cheios do Espírito Santo ( Atos 2:14).

Os Diáconos foram cheios do Espírito Santo ( Atos 6:8).

O Apostolo Paulo foi cheio do Espírito Santo ( Atos 9:17).

A obra do Senhor tem que ser realizada por homens e mulheres cheios do Espírito Santo.

Enchei-vos do Espírito Santo é uma ordem, não há outra alternativa.

Se você não estiver cheio do Espírito Santo, não haverá alegria completa em sua vida, não haverá brilho.

Temos que aprender que todas as vezes que estamos na presença de Deus, é para busca-lo, para nos alimentarmos, para sermos cheios do Espírito Santo como diz a Palavra:

E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.
Atos 4:31


Todas as vezes que cultuamos ao Senhor, temos que ser como a igreja de Atos, onde diz que todos foram cheios do Espírito Santo, temos que entrar na presença de Deus, pelo novo e vivo caminho, comprado pelo sangue de Jesus, como diz a Palavra:

Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,

Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,

E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,

Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,

Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.
Hebreus 10:19-23


Temos que crer na Palavra de Deus, o Senhor quer nos encher com o Espírito Santo, mas temos que fazer a nossa parte, que é nos santificarmos e buscarmos cada vez mais a sua Presença que é viva, e não podemos esquecer o que diz a Palavra:

E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.
Joel 2:28-29


Creia queridos, Deus quer nos encher da sua presença, para que possamos produzir frutos para o seu Reino:

O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará
Levítico 6:12

Está Palavra está no Antigo Testamento, mas permanece viva para quem é cheio do Espírito Santo, o Fogo tem que arder continuamente no altar, hoje nós somos este altar, o Templo do Espírito Santo, onde o fogo tem que arder continuamente.

Não deixe que este fogo se apague da sua vida, não deixe que o pecado entristeça o Espírito Santo, tenha comunhão com Ele, o Espírito Santo é a pessoa mais amável deste mundo e quer ter muitas experiência com você, creia.

Jesus te ama

4 comentários:

  1. Paz do senhor que bênção este estudo ,gostei muito ,que Deus continue capacitando e usando à sua vida nome de Jesus

    ResponderExcluir
  2. Era tudo que eu precisava ouvir hj.que Deus continue te abençoando e dando discernimento .
    Obgda

    ResponderExcluir
  3. Abençoado o seu estudo...palavras simples e objetivas.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

A cura da mulher encurvada (Lucas13:10-17)

Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito...