sábado, 25 de maio de 2013

Davi numera o povo, e Deus castiga-o ( 1 Crônicas 21:1 )

Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel. 
1 Crônicas 21:1


Passagem das Escrituras Sagradas que nos ensina grandes lições.

Precisamos estar atentos, pois o nosso adversário ( diabo ), anda ao nosso derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar (1 Pedro 4:8 ).

Precisamos ser obedientes!!! Quando servimos ao Senhor Jesus Cristo, temos um adversário em comum, que usa as brechas que damos, os pecados que cometemos, para nos derrubar.

O nosso adversário tem uma função, que de acordo com João 10:10 é: matar, roubar e destruir.

Mas o nosso Deus veio para nos dar vida e vida com abundância.

E o segredo de uma vida vitoriosa esta na OBEDIÊNCIA...  E foi exatamente isto que faltou neste episódio, na vida do Rei Davi.

Para entendermos com mais clareza, precisamos meditar no versículo abaixo:

E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá. 
2 Samuel 24:1


Em 1 Crônicas 21:1, nos diz que satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a contar o povo.

Em 2 Samuel 24:1, nos diz que o Senhor nosso Deus estava irado contra Israel, e incitou a Davi a numerar o povo.

Para fazermos uma exegese (interpretação profunda) destes textos Bíblicos, precisamos juntar os dois, porque falam da mesma história, porém escrito por autores diferentes. 

Primeiro diz a Palavra que Deus estava irado com Israel, a Bíblia não nos diz claramente o motivo, mas servimos a um Deus Santo, e o pecado não confessado e abandonado, afasta as bençãos, que são frutos da obediência.

Então juntando os dois Textos, aprendemos que o Senhor estava irado com Israel e permitiu que satanás incitasse ( desafiar/provocar ) a Davi a numerar Israel.

E este censo realizado por Davi foi considerado pecado:

E pesou o coração de Davi, depois de haver numerado o povo; e disse Davi ao SENHOR: Muito pequei no que fiz; porém agora ó SENHOR, peço-te que perdoes a iniqüidade do teu servo; porque tenho procedido mui loucamente. 
2 Samuel 24:10


Mas porque?

Para entendermos com maior clareza, tenhamos sempre em mente que Deus não vê como o homem vê, mas Ele sonda os corações.

A contagem do povo em si não era pecado, mas sim o motivo que levou o Rei a contar o povo.

Exemplo: Quando lemos o livro de Números, lemos que Deus mandou Moisés contar o povo por duas vezes ( Nm capítulo 1; Nm capítulo 26 ). O Rei Josafá também contou o povo ( 2 Cr 17:14-19 ). E estas contagens não foram consideradas pecados.

O motivo era o orgulho e a soberba... Deus permitiu que satanás o influenciasse, para provar o coração do Rei, assim como Ele permitiu que satanás tocasse na vida de Jó, só que ao contrario de Jó, o Rei Davi falhou.

O inimigo até para tocar em nossas vidas precisa da permissão de Deus, se não fosse esta permissão, e o limite imposto por Ele, com certeza satanás teria matado Jó (Jó 2:6 ).

Mas o Rei Davi foi achado em falta, porque?

Se lermos com calma 1 Crônicas 18, veremos que Davi e o povo de Israel ganhou várias batalhas, derrotou diversas nações, expandiu seu território grandemente, recebia tributos (impostos) de vários reinos, e era o Reino mais poderoso daquela região, ninguém conseguia derrotar o exercito de Israel.

E isto nos serve de alerta, pois precisamos ficar atentos depois das vitórias, não podemos permitir que a soberba entre no nosso coração, por maior que seja a vitória, toda honra, toda glória é para o Senhor Jesus.

E depois de grandes vitórias o Rei Davi baixou a guarda, não vigiou. E contou o povo para mostrar toda a sua força, e veja que não foi por falta de conselho, porque o próprio Joabe, que era o seu general, e não tinha um bom testemunho, percebeu que aquilo não estava correto (1 Cr 21: 3).

E Davi recebeu o número do povo:

E Joabe deu a Davi a soma do número do povo; e era todo o Israel um milhão e cem mil homens, dos que arrancavam da espada; e de Judá quatrocentos e setenta mil homens, dos que arrancavam da espada. 
1 Crônicas 21:5


Veja que ao final da contagem, os número dos que arrancavam as espadas eram de Um milhão e quinhentos mil.... e só foram contados os soldados valentes de guerra, e era um grande exército, forte o bastante para enfrentar qualquer exercito, de qualquer nação.

Mas aprendemos na Palavra, e Israel conhecia muito bem:

Quando saíres à peleja contra teus inimigos, e vires cavalos, e carros, e povo maior em número do que tu, deles não terás temor; pois o SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, está contigo.
E será que, quando vos achegardes à peleja, o sacerdote se adiantará, e falará ao povo,
E dir-lhe-á: Ouvi, ó Israel, hoje vos achegais à peleja contra os vossos inimigos; não se amoleça o vosso coração: não temais nem tremais, nem vos aterrorizeis diante deles,
Pois o SENHOR vosso Deus é o que vai convosco, a pelejar contra os vossos inimigos, para salvar-vos. 
Deuteronômio 20:1-4


Em primeiro lugar não era o número de soldados que iria garantir a vitória, pois mesmo que o exército inimigo fosse maior que Israel, e tivessem cavalos, carros e um povo mais numeroso, Deus garantiria a vitória.

Deus pelejaria pelo seu povo, e o segredo estava na obediência, Israel não precisava confiar na sua força, mas sim no poder que vinha do alto, o socorro vinha de Deus.

Quando Deus estava irado com Israel, Davi foi influenciado pelo inimigo porque era o líder da nação, e tinha que ser o exemplo.

E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá. 
Lucas 12:48


Se o Senhor te levantou como líder, dê valor a obra que Deus colocou em suas mãos. Faça como diligência e com muito amor, pois Deus lhe pedirá contas de tudo que Ele colocou em suas mãos.

E fique atento, sempre vigilantes, saiba que maior é o Senhor que esta ao nosso lado. Mas cuidado principalmente com o seu EU, guarda o teu coração, cuidado com sua vontades, suas vaidades, lembre-se sempre de onde o Senhor te tirou, não para querer voltar para lá, mas para glorificar a Deus por ter tirado de lá.

Nunca se sinta superior aos outros, nunca deixe o orgulho entrar no seu coração, tire toda soberba, nunca se sinta o melhor, o mais importante.... lembre-se!!! Se não fora a misericórdia do Senhor, aonde estaríamos?

Depois da contagem, veio o castigo:

E Gade veio a Davi, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Escolhe para ti,
Ou três anos de fome, ou que três meses sejas consumido diante dos teus adversários, e a espada de teus inimigos te alcance, ou que três dias a espada do SENHOR, isto é, a peste na terra, e o anjo do SENHOR destrua todos os termos de Israel; vê, pois, agora, que resposta hei de levar a quem me enviou. 
1 Crônicas 21:11-12


Que situação difícil, que preço alto Davi e toda a nação teve que pagar, cuidado com suas escolhas!!! cuidado com suas atitudes, você pode até pensar, Deus é misericórdia... Sim Ele é misericórdia, mas é justiça também...

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 
Gálatas 6:7


Davi pagou um preço alto, 70 mil pessoas morreram por causa das suas escolhas, mas Davi se arrependeu. E isto faz de Davi um grande homem de Deus, pois ele sabia reconhecer o seus erros e se arrependia verdadeiramente.

E encurtando a história veja o que Davi fez:

Então Davi edificou ali um altar ao SENHOR, e ofereceu nele holocaustos e sacrifícios pacíficos; e invocou o SENHOR, o qual lhe respondeu com fogo do céu sobre o altar do holocausto. 1 Crônicas 21:26

Terminando este estudo, aprendemos com Davi algumas lições valiosas:

* Ele edificou um altar ao Senhor... temos que ter este mesmo comprometimento, quando erramos, precisamos nos consertar, quando nos humilhamos diante de Deus, Ele nos levanta. Nós somos templo do Espírito Santo, e aprendemos na Palavra que o Espírito Santo se entristece ( Efésios 4:30 ), e precisamos estar em comunhão com o Senhor sempre.

* Ele invocou ao Senhor... temos que buscar ao Senhor de todo o nosso coração, temos que estar sempre em oração, depois de grandes vitórias, não podemos baixar a guarda e deixar de orar, de se consagrar, temos que adorar ao Senhor de todo coração, porque Ele é Digno.

* Deus respondeu com fogo do céu sobre o altar... Deus é maravilhoso e responde as nossas orações, Davi orou e de Deus recebeu a resposta!!! Altar, invocar, fogo do céu... Aleluia!!! Que lição valiosa aprendemos na Palavra de Deus. 

Querido Leitor, não sei como esta a sua vida diante de Deus, mas sei o que Deus pode fazer quando as nossas vidas estão diante Dele em OBEDIÊNCIA, e Ele é tão maravilhoso que responde com fogo do céu, e nos da uma nova chance:

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 
1 João 1:8-10


Deus conhece a nossa natureza pecaminosa, por isso nos dá uma nova chance quando nos humilhamos diante Dele, Jesus Cristo morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para nos dar a vitória.

Por isso temos que reparar o nosso altar, há áreas em nossas vidas, que as vezes precisam de consertos: pode ser na área familiar, financeira, profissional, vícios que precisam de libertação. 

Mas Glória a Deus, sempre que pedimos socorro ao Senhor, por causa de nossas falhas, Ele nos restaura. O Senhor nos cura, para que sejamos um testemunho vivo do Poder Deus.

O Senhor manda fogo do céu, a unção do Espirito Santo vem sobre nós, por isso precisamos ser cheios do Espirito Santo ( Efésios 5:18 ), e precisamos estar sempre aos pés do Senhor, buscando a sua direção.

Não podemos apagar ou extinguir o Espírito Santo ( 1 Tessalonicenses 5:19 ), o nosso altar tem que estar sempre aceso, o Senhor é aquele que renova as nossas forças.

Não é pela nossa capacidade que conseguimos a vitória, mas sim pelo Poder de Deus.

Em relação aos números, aprenda algo, Deus não esta interessado pela quantidade de membros que tem a sua igreja, é bom ter uma igreja grande e sempre lotada, porém o mais importante é quantidade de almas que você tem ganho para o Reino de Deus, e os discípulos que tem sido formados, comprometidos com a Palavra, nascidos de novo e com testemunho de vida. 

Precisamos fazer discípulos para o Reino de Deus, Jesus esta voltando, e muitos estão se perdendo, porque não temos falado do amor de Deus, e muitas vezes o testemunho não condiz com a Palavra da verdade.

Portanto, repare o seu altar, busque ao Senhor, fuja da aparência do mal, e seja cheio do Espirito Santo. Deus tem uma obra linda para realizar na sua vida, então abra o seu coração, e viva a Palavra de Deus.

E nunca se esqueça...

Jesus te ama

Ev. Nei


80 comentários:

  1. PASTOR...A PERFEIÇÃO DO SENHOR EM ESCREVER OS TEXTOS É DEMAIS ! PARABENS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!!! Peço sempre a ajuda do Espírito Santo para que estas mensagem venha edificar vidas...

      Excluir
    2. Parabéns mesmo Pastor.... Um dia eu chego lá, afinal tenho paixão por pregar a palavra de Deus . Mas não é tão fácil pra quem tá começando.

      Excluir
    3. A Paz do Senhor Jesus irmão, tenho certeza que este desejo de pregar a Palavra de Deus vem do Espírito Santo, e como você mesmo disse... Tudo tem um começo!!! Busque o Senhor, Ele te capacita, estude muito, ore muito, se consagre. Deus tem uma grande obra em sua vida. Deus o abençoe.

      Excluir
    4. obrigado mesmo foi de suma importância este estudo a paz do senhor

      Excluir
    5. Fico feliz em ajudar caro leitor. Deus te abençoe!

      Excluir
    6. A paz do Senhor!
      Louvado seja o nome do Senhor por essa mensagem vinda diretamente do trono de Deus para a minha vida.
      Deus abençoe seu ministério!

      Excluir
  2. Deus falou ao meu coração através dessa mensagem, que Ele continue lhe abençoando e prosperando seu trabalho na obra.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom !
    Palavra maravilhosa...
    Para compreender-mos a palavra de Deus temos que ler ela por inteiro, as vezes lemos um capitulo e só iremos entender em outro livro da bíblia.

    Mas pastor você esqueceu que Jó também errou contra o Senhor,
    Jó era um crente por ouvir falar em outras palavras ele nunca o havia conhecido, ele mesmo diz : (Jó 42:5),

    E também Jó ele fazia algo que nenhum de nós podemos fazer hoje !
    Fazer sacrificio pelos nossos filhos...
    (Jó 1:5)

    Jesus mesmo disse para cada um levar a sua cruz; (LC 9:23)

    Portanto Jó e Davi falharam, mas se arrependeram !

    E quando nos arrependemos diante do Senhor ele se arrepende do que havia de deixar cair sobre nós.

    (Jn 3:10)

    Que o Senhor esteja conosco para todo o sempre...
    AMEM !

    ResponderExcluir
  4. minhas duvidas cairam por terra, depois do que li aqui...
    que o SENHOR, continue te abencoando e muito....

    ResponderExcluir
  5. Esse é só mais um trecho que mostra que Jeová e Satanás é o mesmo ser. Outros como Jó, Satanás age sobre as ordens de Jeová. Não é atoa que Adonai é o plural de Adon!

    Isaias 45
    6 Para que se saiba, até ao nascente do sol e até ao poente, que além de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro.
    7 Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor, sua maneira de pensar esta errada... Nunca devemos pegar um Texto, fora de contexto, para servir de pretexto!!! Estude a Palavra, nela você irá aprender que o Senhor Jeová é o Senhor, Único e que não divide a Glória Dele com ninguém...
      Jesus Te Ama!!!

      Excluir
    2. Jeova é o próprio satanas só cego religiosos que não veem isso eles tem um véu no rosto que não o deixam ver, um véu chamado religião, me mostre aonde esta contexto.

      Excluir
    3. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

      Hebreus 11:6

      Excluir
  6. Porque 70 mil pessoas foram mortas pel o castigo ? Davi era o culpado.. as pessoas e suas familias nem devem ter sabido disso.
    Porque estes testes ? será que realmente ficamos sendo testado pelo Deus que consideramos justo e bom? Ha sempre mortes, doenças e outras coisas... Um mortal não consegue deixar de oscilar. Fiquei com medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soupavoni obrigado por ler esta mensagem... Entendo o seu comentário, e na verdade muitas pessoas pensam desta maneira e talvez não tenham coragem de manifestar o seu sentimento. Nós mortais não conseguimos respostas para todas as coisas, é o ser humano finito tentando explicar o agir de Deus que é Infinito.
      Mas o que posso te dizer é que Deus é sempre Justo e Bom, Ele é Soberano e tem o domínio sobre todas as coisas, Ele é Eterno e a sua Misericórdia dura para sempre. Desde que o pecado entrou no no mundo muitas coisas ruins acontece como você escreveu, e muitas vezes o justo sofre e perece.
      Mas precisamos fazer a seguinte pergunta: Onde passaremos a eternidade? Tudo aqui nesta terra é passageiro, mas as escolhas que fazemos aqui nesta terra determinará o nosso futuro.
      Devemos escolher este Deus e a Salvação que esta em Jesus Cristo, e um dia, em breve, não teremos mais medo, mas sim a verdadeira Paz que somente o Senhor Jesus pode dar, e essas dúvidas não mais existirão...
      Deus te abençoe!

      E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
      E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
      E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
      E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

      Apocalipse 21:1-4

      Excluir
    2. De fato, o povo não era inocente,e a intenção de Deus desde o início foi de castiga-los. O texto de 2 Samuel fala que Deus estava irado com o povo e incitou Davi contra eles. Provavelmente estavam adorando a deuses falsos, o que geralmente faziam quando habiaum tempo de paz . E era um dos principais motivos para a ira de Deus.

      Excluir
    3. Até entendo que depois que o pecado entrou no mundo, muitos justos sofrem e pagam pagam pelos erros dos outros. Mas, nesse caso das 70 mil pessoas que foram castigadas pelo erro de Davi, não foi pelo pecado que entrou no mundo, mas Deus que os castigaram. Davi até pergunta pra Deus, o que elas fizeram pra serem castigadas. Não entendo porque Deus descontou sua ira de David, sobre aquelas pessoas.

      Excluir
  7. muito boa a explicação sobre esta palavra,aprendi muito contigo...por favor se puder me fale sobre os 7 anos de fome e depois 3 anos de fome para o pecado de davi...muito grato paz de cristo pr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus irmão...
      O irmão se refere a passagem 2 Samuel 24:13 que diz que a fome seria de 7 anos. E na passagem 1 Crônicas 21:12 diz que a fome seria de 3 anos...

      Para entendermos melhor estes Textos Bíblicos precisamos estudar os eventos históricos desta época, e meditando em 2 Samuel 21:1, que aconteceu antes do episódio que estudamos está escrito:

      E houve uma grande fome nos dias de Davi, de três anos, ano após ano, e Davi consultou do Senhor. E o Senhor respondeu: É por Saul e da sua casa sanguinária, porque matou os gibeonitas.

      Então...
      Eles já estavam vivendo 3 anos de fome.
      Ou seja, o tempo que passou de 2 Samuel 21:1 para 2 Samuel 24:13 foram 3 anos, mais o ano em que foi entregue a profecia ao Rei Davi, mais os 3 anos de fome que seriam acrescentados como registrado em 1 Crônicas 21:11...

      Temos o total de " 7 anos de fome "...

      Espero que tenha ajudado... Tenho muito a aprender... Mas o nosso Deus é fiel e a sua Palavra é Digna de toda aceitação.

      Deus o abençoe!!!

      Excluir
    2. Verdade irmão sua palavra é digna está de parabéns...o estudo a interpretação e a revelação foi inspirada pelo Espírito Santo...super entendi continue postando me ajudou muito Deus abençoe o senhor é sua.fAMilia

      Excluir
  8. Que a paz do nosso Deus esteja contigo meu irmao,Deus que te abençoe por este estudo maravilhoso. Meu irmao aprendi bastante eu queria ter esta facilidade que os irmaos tem de explana a palavra de Deus.manda mais estes estudos maravilhosos para nos Deus que te abençoe a voce e a sua familha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus caro leitor! Obrigado por escrever... Sou apenas um servo de Deus com o compromisso de anunciar a Palavra de Deus. Que você seja um vaso de bênção nas mãos do Senhor.
      Deus te abençoe.

      Excluir
  9. OBRIGADA SENHOR POR TER ME LEVADO A LER ESTE ESTUDO, DURANTE ESSA CAMPANHA DE 21 DIAS DE JEJUM, POIS TU ÉS O DEUS Q CAPACITA E LIBERA SOBRE A VIDA DOS SEU SERVOS A SUA UNÇÃO E SUA REVELAÇÃO, QUE EU VENHA SEMPRE LEMBRAR DESSAS PALAVRAS E VENHA VIGIAR E TE OBEDECER, TE AGRADEÇO SENHOR POIS TU DIZ:"Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração
    Jeremias 29:12,13, E HOJE ATRAVÉS DESSE ESTUDO TU SE ACHEGASTE A MIM, SENHOR LOuVADO SEJA SEU NOME NA VIDA DO SEU SERVO E TE PEÇO Q E TU VENHA USA-LO MAIS E MAIS

    ResponderExcluir
  10. Ótima explicação.Gloria à Deus por isso!

    ResponderExcluir
  11. Deus abencoe pastor, muito edificante.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pela palavra meu irmão que Deus continue te abençoando!
    Vc tem outras postagens?
    Fica na santa paz do Sr Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus irmão Douglas, obrigado!
      Neste Blog (Proclamando a Palavra de Deus) temos outras mensagens sim...
      Deus te abençoe.

      Excluir
  13. Obrigado pela palavra meu irmão que Deus continue te abençoando!
    Vc tem outras postagens?
    Fica na santa paz do Sr Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus Douglas Souza, obrigado por escrever.
      Neste blog (Proclamando a Palavra de Deus ) temos sim outras mensagens.
      Deus te abençoe.

      Excluir
  14. Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus irmã,que o Espírito Santo continue falando contigo!
      Deus te abençoe.

      Excluir
  15. A paz do senhor meu amado e querido irmão, que o Senhor D'us possa a cada dia mais te usar para fazer esta obra por intermédio desse blog, fiquei esclarecido sobre aquilo que buscava e nada saiu do conteúdo bíblico, e para as Vc MT.5 10,11, o Senhor te abençoe....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus irmão!
      Obrigado por escrever...
      Obrigado pelas palavras de encorajamento! Estarei meditando no texto Bíblico de Mateus 5:10,11.
      Deus te abençoe.

      Excluir
  16. Obrigado pastor muito bom mesmo cada dia k passa estou aprendendo a pregar a palavra de Deus mais uma pramim .k Deus continui. Te usando grandemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Wagner... Que o Espírito Santo continue falando poderosamente contigo.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  17. a paz do Senhor Claudinei
    vooe tem algum estudo sobre adoraçao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus Benjamin!
      Especifico com o tema adoração não, porém, temos alguns estudos que fala sobre adoração, como por exemplo o estudo sobre Obede-Edom, O Mal de Asafe, A mulher samaritana e Íntimos de Deus.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  18. Gostei muito das explicações. Que nosso Bondoso Deus continue lhe abençoando em Cristo Jesus!

    ResponderExcluir
  19. Estudo glorioso, Deus abençoe cada um de nós. Que possamos viver conforme a vontade do Pai!!

    ResponderExcluir
  20. Talvez esses textos não sejam tão confiáveis assim. Não sabemos de fato quem narrou essa história naquela época e escreveu isso. Mas uma coisa é certa nessa história, que mostra um ser inflexível que matou mais de 70 mil pessoas em Israel. Sou cristão e creio em Deus, creio na Bíblia, mas examinando isso não posso crer assim nesse "deus". Inflexível, implacável que castiga um povo por culpa de outro. A própria Bíblia diz que cada um dará conta de si mesmo a Deus, cada um dará conta do seus pecados. Então por que o povo levou a consequência? Alguns podem argumentar que talvez estavam em pecados, mas eu pergunto, será que não morreu crianças e jovens com essa praga? Desculpe, mas eu não posso crer nesse deus desse texto aí. Isso não é ser justo, bom, misericordioso, verdadeiro, mas sim inflexível e implacável. Até se o povo tivesse indo no caminho de Sodoma e Gomorra tudo bem, mas nada disso. Só porque Davi contou o povo aconteceu isso tudo. Por favor, se alguns dizem que é por causa do orgulho de Davi ou soberba que foi o pecado e foi independente de Deus, é muito fraco isso. Eu não posso crer nesse deus. Quando vejo Jesus demonstrando Deus no novo testamento vejo uma grande diferença do Deus do artigo testamento em partes, não em totalidade no AT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por escrever Luan,
      Respeito sua posição e sua opinião! Espero que você tenha lido toda a mensagem e não ficado apenas nos comentários...
      Eu creio em toda a Palavra de Deus ( Bíblia )...
      E infelizmente toda uma nação sofre quando o seu líder não anda corretamente...
      Não tenho resposta para todas as perguntas, como por exemplo: Porque Deus faz desta ou daquela forma...
      Mas creio em Deus te todo meu coração.
      Deus te abençoe!

      Excluir
    2. LUAN COSTA, não confiar no texto é um direito que todos temos, mas acredito que investigar com afinco as escrituras é uma obrigação para quem quer aprender. Essa passagem de 1Cr.21 faz um paralelo com 2sm. 24. Trata do mesmo assunto, mas nos trás alguns fatos a mais. Que motivo Deus teria para matar setenta mil homens e, ao mesmo tempo, preservar a vida de Davi? Costumo dizer que a Bíblia, principalmente o velho testamento, não foi escrito diretamente para nós, mas sim, para o povo de Israel. Povo esse que sabia muito bem de todos os fatos que estava acontecendo no momento e, pleno conhecimento dos costumes, metodos, cuidados, comportamento correto etc. Nós fomos enxertados em um determinado momento da história na história de Israel, com nossos costumes, tradições, vícios e até mesmo a dificuldade de acreditar e aceitar a forma desse Deus enxergar e de como alcançar seus objetivos.
      Em 2 Samuel 24:1 podemos observar que Deus estava irado com Israel e não com Davi, de modo q deveria estar castigando o povo por algum pecado que havia cometido. Ambos os livros não relata o motivo da zanga, mas havia uma razão sim.
      Lembremos que Deus não enxerga as coisas como nós as enxergamos.
      Que Deus nos abençoe.

      Excluir
    3. Como alguém pode dizer que é cristão,crê na bíblia,mas quando lê um texto que não consegue discernir fala que provavelmente não esta certo...cuidado DEUS esta vendo tudo temos que ser sábios para não intentarmos a irá de DEUS sobre nós. LEMBRE-SE se você crê que a BÍBLIA é SAGRADA então em tudo ela é verdadeira ,certo.

      Excluir
  21. Obrigado por escrever caro leitor!
    Não tenho respostas para todas as perguntas, mas peço a Deus que te abençoe, e tire toda a sua dúvida, e revele para você o caminho da Salvação que esta em Cristo Jesus.
    E que em breve você tem fé para olhar para a Palavra de Deus com outros olhos, crendo na mensagem que transforma, edifica e liberta!

    ResponderExcluir
  22. Esclareceu minhas dúvidas quanto à esta passagem. Muito bem colocado. Deus continue te abençoando amado. Paz seja contigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado caro leitor!
      Fico feliz em poder ajudar, que o Espírito Santo continue ministrando ao teu coração.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  23. Muito bom pastor que deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  24. Muito bom, estou estudando a bíblia, e esse foi um texto que li e reli hoje, e não estava compreendendo, obrigado pela ajuda, finalmente consegui entender rsrrsr

    ResponderExcluir
  25. bom dia a paz Pastor Claudinei Saldanha, gostei muito do estudo, esclareceu minhas duvidas, tenho um desejo muito grande de levar a palavra e estou começando peço que ore por mim. meu nome é Wagner Eduardo Bueno, sou de Ilicinea, Minas Gerais, e congrego na igreja petecostal quadrangular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus Cristo irmão Wagner.
      Fico feliz por ajudar. E que o Espírito Santo te capacite para Pregar a Palavra de Deus que é viva e eficaz.
      Deus te abençoe poderosamente.

      Excluir
  26. muito obrigado por esse estudo. me edificou muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado caro leitor.
      Que o Espírito Santo continue ministrando ao teu coração.
      Deus te abençoe.

      Excluir
  27. Linda mensagem Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir
  28. Bonitas palavras , mas posso dizer com muita tristeza que se hje não consigo ter 100% de fé e confiança em Deus ,a culpa cai principalmente pela historia de Davi ,pra ser sinsera repúdio esse nome ,como pode o castigo físico cair nas costas de quem não o comenteu? Queria entender mas em todas as leituras acima ninguem ,nem um fos fiéis sabem da uma resposta direta sobre esse assunto, se formos pegar todas as passagem muitos nesse mindo naquela época morreram por culpa de um ou de outro . é muito confuso

    ResponderExcluir
  29. Texto maravilhoso! Excelente explicação e didática! Parabéns! Que Deus continue te usando como instrumento para proclamar sua Palavra! Deus seja exaltado sempre!!!

    ResponderExcluir
  30. Que palavra Revelada do céu obrigado Deus falou comigo através desta sábias palavras Deus abençoe seu ministério

    ResponderExcluir
  31. Ótimo artigo! Atualdemais para esses dias de corona vírus.

    ResponderExcluir
  32. Muito bom esse estudo. Parabéns homem de Deus.

    ResponderExcluir
  33. Eu li o estudo e ficou muito bom, está de parabéns.
    Também li alguns comentários e percebi algumas pessoas indignada com Deus pela morte dos 70 mil, achando que essas não mereciam por serem "inocentes", mas quem fala que o povo é inocente é Davi e creio que ele não conhece o povo como Deus conhece, Deus é Santo e soberano Ele tem o poder de criar e também de destruir o que criou, se Deus destruir a terra e mandar todos para o inferno Ele estará sendo justo, mas ele não fez isso por ser misericordioso, então coloquem em suas consciência não existe ninguém justo nessa terra todos pecaram, mas Deus ao invés de destruir Ele decidiu salvar enviando o seu único filho Jesus para morrer em nosso lugar nos dando assim uma nova oportunidade para nós redimir a Deus.
    Então somente confiem em Deus e nós sEu amor por nós vivendo em obediência a sua palavra como um ato de gratidão.
    Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  34. Gostei muito do texto. Foi muito esclarecedor para mim e edificante. Deus o abençoe e continue capacitando-o no uso e conhecimento de sua santa escritura. Um abç.

    ResponderExcluir
  35. Muito edificante e esclarecedor. Amei.. Parabéns ao escritor que Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
  36. Foi bastante elucidativo o artigo. A primeira vez que li sobre a matéria no livro de Samuel, sinceramente não havia percebido o porque que uma simples contagem iria irar o Senhor Deus. Estou agradecido e feliz com o artigo. Que Deus abençoe poderosamente.

    ResponderExcluir
  37. É forte Deus falou comigo grande mente 🙌🙌

    ResponderExcluir
  38. Aprendi muito com esse estudo q Deus continue te usando 🙏 Deus abençoe

    ResponderExcluir
  39. Muito bom msm está palavra... forte de mais com referências, Deus abençoe grandemente sua vida dando muito mais intendimento e sabedoria parabéns...deixa Deus te usar mais e mais para glória do senhor Jesus...

    ResponderExcluir
  40. QUE DEUS CONTINUE TE DANDO SABEDORIA MUITO EDIFICANTE.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

A cura da mulher encurvada (Lucas13:10-17)

Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito...