sábado, 3 de dezembro de 2016

Deus e a escolha de Gideão ( Juízes 6:14 )

Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?
Juízes 6:14


As escolhas de Deus sempre são surpreendentes, e a maneira como Ele ensina e capacita seus escolhidos é algo maravilhoso.

Estudando a vida de Gideão, podemos tirar varias lições impactantes para as nossas vidas.

Podemos nos identificar com este servo de Deus, com seus temores, suas dúvidas, seus medos e sua falta de fé...

Mas é um homem que entendeu o chamado de Deus, e teve uma vitória surpreendente, sobrenatural, contra um exército que era muito maior, e mais forte que o dele.

Mas o que me leva a escrever este texto, é a escolha de Gideão!

Porque Deus escolheu Gideão?

Meditando no capítulo 06 de juízes, lemos como era difícil a vida dos Israelitas naquela época:

E, prevalecendo a mão dos midianitas sobre Israel, fizeram os filhos de Israel para si, por causa dos midianitas, as covas que estão nos montes, as cavernas e as fortificações.
Porque sucedia que, semeando Israel, os midianitas e os amalequitas, e também os do oriente, contra ele subiam.
E punham-se contra ele em campo, e destruíam os frutos da terra, até chegarem a Gaza; e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos. 
Juízes 6:2-4

O povo estava em extrema miséria por causa dos midianitas e seus aliados, estes povos roubavam Israel desde mantimentos, até animais.

Israel estava tão desanimado que fugiam para os montes, se escondiam em cavernas e não tinham forças para combater tão grande ameaça.

Quantos hoje estão na mesma situação, desanimados e sem forças para reagir... 
Ao invés de lutar contra as adversidades, se escondem, choram, lamentam...

Mas quero através desta mensagem falar para você, que o mesmo Deus que escolheu Gideão, e o capacitou para viver milagres, pode fazer o mesmo para a sua vida.

O Deus que escolheu Gideão é o mesmo que te escolheu...

Hoje vivemos numa sociedade que vive, e vende aparências, uma sociedade que te ensina a sorrir, a ter uma boa aparência, boas roupas, boa alimentação, e que para você ser feliz precisa de um bom emprego, e um alto salário.

Mas a verdade é que as aparências enganam, muitos estão sofrendo! Sorriem para o mundo, mas quando chegam em casa se trancam em seus quartos e choram, sem parar, a noite inteira... 
Pensamentos acelerados, projetos e mais projetos, dividas e mais dividas, relacionamentos desfeitos, famílias desfeitas, choro e mais choro!

E a única forma de vencer esta situação é acreditar, confiar e caminhar com Deus, colocar Nele a sua confiança, e dar um passo de fé.

Gideão aprendeu a viver pela fé, e viver pela fé não é desistir de tudo, ficar parado e deixar Deus fazer o milagre...

Não, absolutamente Não!

Ao contrario, viver pela fé, é caminhar na força do Senhor, sendo fortalecido a cada dia, em meios as lutas, dificuldades, mas acreditando que nunca estará sozinho! A tua vitória vai chegar.

Uma das lições que aprendo com Gideão, é a sua dedicação para sustentar a família:

Então o anjo do Senhor veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas.
Juízes 6:11


Lembrando que muitos estavam se escondendo, mas Gideão estava malhando trigo no lagar, local destinado para prensar uvas. Fico imaginando a dificuldade dele em preparar o trigo num local que não era apropriado, mas ele tinha uma família para sustentar. Se esconder não iria por pão na mesa!

Ele usa uma estratégia que para muitos seria uma loucura, mas a família estava em primeiro lugar.

Lembre-se disto: Deus escolhe aqueles que estão dispostos a trabalhar... Com Gideão foi assim!

Aprendo também que Deus nos conhece melhor que nós mesmos:

Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valoroso.
Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém agora o Senhor nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas.
Juízes 6:12,1
3

Note a expressão... Homem valoroso! Quem? Eu? Pensou Gideão!

E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.
Juízes 6:15


Gideão tinha qualidades que nem ele conhecia, se sentia incapaz, vinha de uma família pobre e era o menor na casa do seu pai... 
Pelo menos este era o pensamento dele. 
Mas a verdade é que Deus nunca erra em suas escolhas!

Muitas vezes não progredimos na vida por causa deste tipo de pensamento inferior, se auto destruir não vai te ajudar, nem ira te levar para lugar nenhum.

Os maiores vencedores são aqueles que não desistem, mesmo depois de inúmeras derrotas, se colocam de pé, quantas vezes forem necessários.

Muitos podem pensar, minha vida não vale nada, não cresci num lar legal, minha família não tinha estrutura, não tinham dinheiro... Por isto não vou vencer.

Será?

Seu passado não pode te limitar, o futuro depende da sua atitude, do seu compromisso, da sua dedicação, da sua fé!

O que você passou, suas dificuldades, podem te fortalecer, podem te ajudar a dar valor, para o que você vai conseguir lá na frente. 

E quando você conseguir a tua vitória, não haverá soberba, você não vai se sentir superior aos outros, mas irá agradecer a Deus por tudo que Ele te deu.

Vai na tua força:

Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?
juízes 6:14


Deus teve paciência com Gideão, e o ensinou a confiar... 
Gideão questionou a escolha de Deus, pediu alguns sinais, esteve inseguro, mas quando acreditou no chamado de Deus, foi revestido pelo Espirito Santo e se levantou como um grande general, exatamente como Deus lhe havia falado. Gideão via o presente, Deus enxergava o futuro.

Na nossa vida é assim, quando Deus dá a Palavra temos que acreditar e seguir em frente.

O exercito inimigo era muito maior que o de Israel, no final chegamos a um número surpreendente: 135.000 soldados inimigos, contra 300 soldados de Israel. Mas Deus estava do lado de Israel, e a vitória foi grande.

Finalizando! Temos que aprender que não foi a força humana de Gideão que trouxe a vitória, esta força esteve presente o fazendo caminhar na direção certa, olhando para Deus. O milagre foi Deus quem fez, quando viu atitude, compromisso, dedicação e fé...

Que da mesma forma seja na sua vida!

Acredite, você pode, você consegue!

Nunca se esqueça...

Jesus Cristo te ama.

Pb. Claudinei Saldanha

12 comentários:

  1. Fui despertada e abençoada ao ler esse texto. Que Deus continue lhe abençoando para alcançar vidas através desses estudos. Muito bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado cara leitora!
      Fico feliz que Deus tenha falado contigo através desta mensagem.
      Deus te abençoe.

      Excluir
  2. boa noite na paz de YAH conheci hoje sua pagina e preguei sobre o texto de João 5 1,9 e Deus operou maravilhas obrigado pelas palavras que nos tem ensinados que Deus vos abençoe seu ministério da palavra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa está palavra que Deus abençoe sempre todos os que se dedica aprender um abraço a todos meus irmãos em Cristo Jesus

      Excluir
    2. Verdade Ednilson, a Palavra de Deus é tremenda e digna de toda aceitação.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  3. Maravilhoso estudo, ao ler senti que devemos realmente não ter medo do amanhã e confiar e aumentar a nossa fé, que possamos aprender e crescer na graça e no conhecimento da palavra, nos alimentando a cada dia e dando frutos para que naquele grande dia estejamos unidos num só louvor. obrigado aprendi muito com esse seu estudo, aproveitarei o máximo e passarei para aqueles que não conhecem. Fique na Paz do Senhor Jesus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade irmã!
      Obrigado por escrever, que o Espírito Santo continue ministrando ao teu coração.
      Deus te abençoe.

      Excluir
  4. Bom de mais sua explanação, li este texto algumas vezes, e hoje me foi aberto um leque de informações contidas no texto, o que posso acrescentar é que Deus o escolheu entre tantos por ser prudente, estrategista e persistente, pelo fato de dar um jeito de malhar o seu trigo no lagar, quem sabe ele soubesse que ali os midianitas jamais o procuraria para saquear o trigo, quem sabe já tivesse levado toda uva, e nem se dariam ao trabalho de irem ao lagar. Tá de parabéns irmão, Deus o abençoe

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

A cura da mulher encurvada (Lucas13:10-17)

Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito...