sábado, 2 de agosto de 2014

Uma Jornada de Fé (Saindo da Babilônia e retornando para Jerusalém) Esdras 8:31

No décimo segundo dia do primeiro mês nós partimos do canal de Aava e fomos para Jerusalém. A mão do nosso Deus esteve sobre nós, e Ele nos protegeu do ataque de inimigos e assaltantes pelo caminho.
Esdra 8:31

A História dos Judeus saindo da Babilônia e retornando para Jerusalém fala muito comigo. Somente um Deus Poderoso e Misericordioso para guardar um povo, uma nação, em um país muito distante durante 70 anos, e depois traze-los em segurança novamente para sua terra.

Deus fala, Deus cumpre... O Profeta Jeremias foi escolhido para falar a Nação Judaica que este cativeiro duraria 70 anos:

Assim diz o Senhor: "Quando se completarem os setenta anos da Babilônia, Eu cumprirei a minha promessa em favor de vocês, de trazê-los de volta para este lugar.
Jeremias 29:10

Durante todo este tempo a nação Judaica ficou cativa na Babilônia, foi um tratamento dado por Deus como castigo por causas das inúmeras rebeliões e pecados cometido pelo povo.
Mas como tudo na vida precisamos tirar lições, durante este tempo a idolatria foi tirada do meio deste povo, e em meios as adversidades eles se voltaram para o Senhor.

Foi um tempo difícil para a Nação, um período de restauração, e o Senhor levantou lideres como Zorobabel, o Sacerdote Josué, Ageu, Zacarias e também Esdras e Neemias.
Em momentos de dor e aflição sempre são levantados por Deus pessoas ungidas e capacitadas para fazer a diferença.

Neste nosso estudo vamos falar novamente de Esdras que foi um servo usado por Deus para trazer esperança para a Nação Judaica.

Aprendemos algo interessante nesta parte das Escrituras, havia um grupo muito grande que havia retornado para Jerusalém com Zorobabel e Josué e Sesbazar ( Esdras capítulos 1 e 2 ), mas por outro lado havia muitos que preferiram ficar na Babilônia, porque?

Ficar na terra do cativeiro? Por qual motivo? Porque não voltar para Jerusalém? Muitas perguntas... 


Mas entendo que o motivo era que eles haviam se acostumado com o cativeiro, criaram raízes, abriram comércios, compraram casas, ganharam muito dinheiro, afinal de contas era uma cidade grande e bem estruturada com muitas oportunidades financeiras... 
Mas Jerusalém era a terra da promessa:

Como os montes cercam Jerusalém, assim o Senhor protege o seu povo, desde agora e para sempre. 

Salmo 125:2


Os que ficaram não queriam participar da reconstrução da Grande Jerusalém, o desafio de viajar por quatro meses no deserto, reconstruir a cidade, reconstruir o Templo, reconstruir os muros da cidade, nada disso... Eles já estavam acostumados, ou melhor dizendo ACOMODADOS na Babilônia e não queriam mudanças.


Trazendo para os dias de hoje quantos estão vivendo nesta mesma situação, estão tão acostumados com o seu cativeiro (Prisão), com suas lutas, suas dificuldade que não querem se esforçar e lutar por uma mudança de vida.


Muitos não querem assumir um compromisso com Deus com medo de perder sua liberdade, sendo que a verdade é exatamente o contrário, eu sou livre quando sou liberto por Jesus Cristo.


Eu só tenho a liberdade completa quando o cativeiro fica para trás e o meu alvo é a Jerusalém...

Explicando de uma maneira mais clara... 
Eu só tenho a liberdade quando eu deixo o mundo (Babilônia), e aceito a Jesus Cristo como meu Senhor e Salvador e caminho em direção a Jerusalém (Céu), desta maneira eu sou livre para viver para Deus.


Meu alvo não esta neste mundo, meu alvo é Jerusalém (céu), claro tenho as minhas obrigações, com a família, emprego, ministério, tenho que viver o melhor desta terra, mas o que mais almejo é entrar na Nova Jerusalém e estar para sempre com o Meu Salvador Jesus Cristo.


Esdras enfrentou muitos desafios, Deus havia colocado um desejo no seu coração para retornar para Jerusalém, e ornar (embelezar) o Templo que já havia sido reconstruído, mas havia um desafio! 
Como fazer os seus irmãos (levitas) participarem deste grande projeto, deste sonho, deste objetivo...
Lemos na Palavra de Deus que no inicio isto não aconteceu, e você sabe quantos levitas foram de imediato participar deste projeto com Esdras? 
Será que 50, 100 ou 200 Levitas? 


Eu os reuni junto ao canal que corre para Aava, e acampamos ali por três dias. Quando passei em revista o povo e os sacerdotes, não encontrei nenhum levita.
Esdras 8:15

Resposta: NENHUM


Você leu certo, nenhum levita, Esdras estudou durante anos para este momento, era o ponto máximo do seu ministério, muitos judeus vieram e queriam participar deste retorno para Jerusalém, mas levita que era bom, nenhum...

Mas pense comigo! Porque os Levitas não queriam voltar para Jerusalém? Porque eles não queriam trabalhar no Templo? Afinal de contas não era o seu chamado?

Os sacerdotes levitas e todo o restante da tribo de Levi, não terão posse nem herança em Israel. Viverão das ofertas sacrificadas para o Senhor, preparadas no fogo, pois esta é a sua herança.
Não terão herança alguma entre os seus compatriotas; o Senhor é a sua herança, conforme lhes prometeu.

Deuteronômio 18:1-2

No texto acima aprendemos que eles não teriam herança (terras) em Israel, mas tinham o Senhor Deus como herança, muito mais importante não acha?


Porém quando os levitas estavam na Babilônia e começaram a ter riquezas, terras, casas como as demais pessoas, eles não queriam abrir mão de tudo isto para retornar para sua terra, seu lugar de origem.

Mas não era para eles serem como os demais, eles tinham um chamado, eram escolhidos, separados, e o Senhor queria restaurar este ministério que era muito importante para a nação.

Mas para isto teriam que abrir mão deste mundo para viver para Deus, teriam que abrir mão das riquezas mundanas para fazer a vontade do Senhor, e teriam que fazer uma escolha!

Ficar na Babilônia ou voltar para Jerusalém?

Graças a Deus eles fizeram a escolha certa no final.

Deus não desistiu de você, não sei por onde você tem andando, mas o Senhor continua te chamando e te dando uma oportunidade para cumprir a Vontade Dele, não fuja, não se esconda, Babilônia não é o seu lugar, volta para Jerusalém nela esta o cumprimento da promessa.


Meus queridos leitores(as) há muitos sonhos e projetos em sua vida e você quer vê-los concretizados, e talvez como Esdras não tem ninguém te apoiando ou te incentivando, é um desafio, porque tudo se torna mais fácil quando tem alguém ao nosso lado. Mas faça como Esdras não desanima, continue focado, determinado, você vai vencer


As vezes irão aparecer pessoas que querem jogar um balde aguá fria nos seus sonhos, no seu ministério, mas faça como Esdras... 

Oração... 
Jejum... 
Vitória...


Você não vai parar no meio do caminho, você vai vencer... Lembra do texto principal deste estudo, o Senhor vai te livrar dos ataques do inimigo, das ciladas, daqueles que querem roubar o seus sonhos, e pela fé você já venceu.


No final Deus preparou os Levitas para ir para Jerusalém com Esdras:


Como a bondosa mão de Deus estava sobre nós, eles nos trouxeram Serebias, homem capaz, dentre os descendentes de Mali, filho de Levi, neto de Israel, e os filhos e irmãos de Serebias, dezoito homens;

e também Hasabias, acompanhado de Jesaías, dentre os descendentes de Merari, e seus irmãos e filhos, vinte homens.

Eles trouxeram ainda duzentos e vinte dos servidores do templo, um grupo que Davi e os seus oficiais tinham formado para ajudar os levitas. Todos eles tinham seus nomes registrados.

Esdras 8:18-20


Deus é fiel, agora havia obreiros para fazer a vontade do Senhor no Templo... 
E hoje onde estão os obreiros dos Senhor? 

A Ceara é grande mas os ceifeiros são poucos... 

Muitos obreiros estão acomodados no seu cativeiro particular, e estão presos, acorrentados, estão mais preocupados com as coisas do mundo do que viver para Deus.


Lembre-se você tem um chamado! O Senhor tem te dado dons, por favor não os enterre... 


Obreiros parados e sem compromisso são um alvo fácil para inimigo, e ele só quer uma oportunidade para te derrubar, mas em nome de Jesus Cristo se levante do chão, erga a cabeça, se houver pecado se arrependa, se humilhe na presença do Senhor e seja renovado para fazer a vontade Daquele que te chamou das trevas para Sua maravilhosa luz.


Esdras e os judeus foram para Jerusalém em segurança, mesmo sem um exército humano para guarda-los, mas com a Poderosa Mão de Deus sobre eles.


Foi para Jerusalém com um povo abençoado, prospero, e muito feliz:


Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho.

Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: "O Senhor fez coisas grandiosas por este povo".

Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres.

Senhor, restaura-nos, assim como enches o leito dos ribeiros no deserto.

Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão.

Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.

Salmos 126:1-6


Lindo este Salmo, você não acha?


Ele foi escrito por alguém retornou do cativeiro Babilônico, e a alegria de voltar para sua terra é algo que somente Deus pode proporcionar...


Confesso para os leitores que sempre que eu lia esta passagem imaginava um povo pobre mal vestido, sem dinheiro, triste... E acredite estava errado:



Por isso jejuamos e suplicamos essa bênção ao nosso Deus, e ele nos atendeu.

Depois separei doze dos principais sacerdotes, a saber, Serebias, Hasabias e com eles, dez dos seus irmãos,

e pesei diante deles a oferta de prata e de ouro e os utensílios que o rei, seus conselheiros, seus oficiais e todo o Israel ali presente tinham doado para a casa de nosso Deus.

Pesei e entreguei-lhes vinte e duas toneladas e setecentos e cinqüenta quilos de prata, três toneladas e meia de utensílios de prata, três toneladas e meia de ouro,

vinte tigelas de ouro pesando oito quilos e meio, e dois utensílios finos de bronze polido, tão valiosos quanto ouro.

Esdras 8:23-27


É verdade, acredite, eu também fiquei de boca aberta assim como você!!! Entre prata e ouro eles levaram para Jerusalém mais de 26 toneladas, e se convertermos em valores atuais daria um valor astronômico, todo este valor foi dado como oferta voluntária para o Templo do Senhor em Jerusalém, e que oferta!!!


Finalizo este estudo dizendo que o seu trabalho não é em vão para o Senhor, você pode muitas vezes se sentir fraco, pobre e incapaz, mas na verdade é o contrario, Tu és rico, e a tua maior riqueza esta no céu, Aquele que morreu por você na Cruz do Calvário e ressuscitou ao terceiro dia para te dar a vitória.


Muito provavelmente você nunca verá esta quantidade de ouro e prata na vida, e isto também não é importante, mas eu posso te garantir que o tesouro que você tem ajuntado nos céus onde a traça e nem a ferrugem corrói, vale muito mais do que qualquer riqueza que você venha adquirir nesta terra.


Ter dinheiro não é pecado, e não sejamos hipócritas é muito bom, sonhar e lutar por uma vida mais digna para você e sua família é importante e saudável, isto vem de Deus, Ele quer te dar vida e vida em abundancia, e isto não significa ser rico, mas sim ser feliz, uma felicidade que somente Deus pode dar, seja com muito dinheiro ou com pouco, Deus cuida de você.


O que não podemos é ser escravos do dinheiro, cada coisa tem que estar no seu devido lugar. Não podemos servir a Deus e ao dinheiro (Mateus 6:24).

Em primeiro lugar Deus, acima de tudo e de todos.



  • Depois sua família, ame e cuide dela, é um presente de Deus.
  • Seu emprego, do suor do teu rosto comerás do pão é Bíblico.
  • Sua Igreja, onde você presta o seu culto racional (com entendimento), Deus procura verdadeiros adoradores.
  • Seu ministério, isso mesmo, nesta ordem!!! Se você estiver em falta em algum dos itens acima, seu ministério não será bem sucedido.

Lembre-se do que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a própria alma (Marcos 8:36).


Que o teu coração esteja em Deus, seja dependente Dele, faça a vontade do Pai Celestial e com certeza absoluta Ele vai cuidar de você.


Nunca se esqueça...


Jesus Cristo te ama



Claudinei Saldanha



9 comentários:

  1. Gostaria de saber sobre a cidade de ninive ela ainda existe já que Deus exterminou todo o povo , Naum ... Todos os estudos aqui são de muito valor pea mim e gostaria que o Senhor Nei evangelista conti uasse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus irmã Jucilene!
      Na verdade hoje só existe ruínas, e podemos aprender um pouco através de estudos arqueológicos...
      Deus te abençoe!

      Excluir
  2. Ótimo estudo,Que Deus continue lhe dando sabedoria e abençoando!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei...Palavra muito bem esclarecida!!! Deus o abençoe abundantemente!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus seja Louvado!
      Que o Espírito Santo continue ministrando ao teu coração.
      Deus te abençoe.

      Excluir
  4. 04:09 da manha e estou vidrado nessa Palavra. Muito bem elaborada, rica, impressionante irmão. A nossa porção e herança realmente esta no Senhor, na Nova Jerusalém. Deus continue te usando grandemente! Glorias a Deus!

    ResponderExcluir
  5. Excelente,muito bem colocado
    Que o senhor siga abençoando o irmão

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

A cura da mulher encurvada (Lucas13:10-17)

Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito...